Como exportar produtos do WooCommerce para o Mercado Livre

Se você já tem um loja virtual em WordPress, seja ela de venda de infoprodutos ou produtos físicos, com certeza já vasculhou a internet inteira pesquisando como exportar produtos do WooCommerce para o Mercado Livre.

Tal trabalho de pesquisa se faz extremamente necessário, afinal, ter seus produtos também publicados no marketplace representa um aumento significativo no volume de vendas de qualquer e-commerce.

Outra coisa que eu sei sobre você é que com certeza ficou desapontado com a falta de opções de plugins que fazem essa exportação.

Um dos principais plugins não funciona mais há várias versões do WordPress, e o principal plugin para fazer este trabalho atualmente (WooSync) é pago, custando mais de R$ 300 (conversão direta de dólares) a licença no momento em que escrevi este artigo.

>> Veja também: Como Criar e Vender Cursos Online usando o WordPress

Como exportar produtos do WooCommerce para o Mercado Livre

Pois bem, se você não tem condições de pagar por um plugin como esse, eu tenho uma excelente notícia para você: existe uma forma de exportar seus produtos e pedidos do Woocommerce para o Mercado Livre, ou do Mercado Livre para o Woocommerce, e tudo isso em uma plataforma em PT-BR e que ainda te garante 30 dias de acesso gratuito a todos os recursos.

Este período de testes de 30 dias parece ser um problema, mas na verdade é mais do que suficiente para quem tem muitos produtos em sua loja virtual Woocommerce e precisa dar um jeito de exportá-los de uma única vez para o Mercado Livre.

Depois desse período de testes, você não precisa comprar uma licença se não quiser, pois os produtos exportados / importados não serão excluídos do Mercado Livre após o período de testes.

A plataforma que utilizei para fazer a integração entre minha loja virtual de cursos online (WooCommerce) e o Mercado Livre foi o Bling, que é vendido na internet como um CRM para você administrar as vendas da sua loja física ou virtual (ou ainda as duas simultaneamente).

O Bling permite que eu importe para ele todos os produtos da minha loja virtual WooCommerce, e depois permite exportar todos os produtos (ou somente os que eu selecionar) para a minha conta Mercado Livre. Parece complicado, mas na verdade é bastante simples.

1º passo: Crie uma conta gratuita no Bling!

Usando o Bling para exportar seus produtos do WooCommerce para o Mercado Livre

Obviamente, para usar o Bling você precisará criar um conta no sistema. Acesse o site https://www.bling.com.br/home e clique em “Teste Grátis”. Após preencher um formulário básico, sua conta já estará criada.

2º Passo: Integre seu site em WordPress ao Bling e importe os produtos do WooCommerce

Essa etapa é um pouquinho mais complicada, mas nada que um vídeo tutorial não resolva:

Um passo a passo com imagens também está disponível neste link.

3º Passo: Exporte seus produtos do Bling para o Mercado Livre

Após realizar o terceiro passo você já poderá ver seus anúncios ativos no Mercado Livre.

Lembrando que o Bling é um sistema completo, que além de permitir a gestão de produtos de forma integrada entre sua loja virtual WooCommerce e Mercado Livre, também possibilita a gestão de pedidos, emissão de notas fiscais, entre outros.