Curso de Física Quântica – Módulo 1 – A Hipótese de Planck

Aprenda sobre a Hipótese de Planck, o alicerce fundamental da Física Quântica

O que você aprenderá

  • Neste Módulo 1 deste curso de Física Quântica o(s) alunos(as) aprenderão sobre uma das mais revolucionárias idéias da Ciência: a hipótese de Planck, que estabeleceu que na escala atômica de grandeza a energia é quantizada, e não contínua (como é na a Física Clássica)

Requisitos

  • Noções de Física Clássica

Descrição

Neste Módulo 1 deste Curso de Física Quântica, o(a) aluno(a) aprenderá a Hipótese de Planck, que explicou o bizarro comportamento da radiação do corpo negro e estabeleceu o alicerce fundamental da Física Quântica.

O Curso se inicia com uma introdução na qual é apresentada a experiência da emissão de radiação do corpo negro, e a consequente catástrofe ultravioleta, caracterizada pelo afastamento da curva de radiância prevista pela Física Clássica para valores de radiação eletromagnética acima do espectro ultravioleta.

Em seguida, é analisado em equilíbrio térmico no forno emissor de radiação, comparando os resultados experimentais (explicados pela Física Quântica) com o modelo atômico da Física Clássica vertificado pelo oscilador de Hertz.

Neste contexto, é construída a idéia básica da hipótese de Planck: no nível atômico, as trocas de anergia dos elétrons e demais objetos quânticos ocorre de maneira quantizada ou discreta.

Por fim, é apresentada a constante de Planck e a sua relação com a constante de Boltzmann, uma constante fundamental da Física Clássica (Mecânica Estatística) que explica a energia térmica em termos probabilísticos.

Para quem é este curso:

  • Estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior, profissionais e público em geral

Importante: Este curso foi desenvolvido por terceiros. A Intensiva Cursos é mera intermediadora do processo de compra/venda. O suporte ao aluno e certificação (se houver) serão feitos pelos respectivos produtores do conteúdo.