O que acontece com o seu celular quando ele cai no chão?

Atire a primeira pedra quem nunca derrubou o smartphone no chão. Uma coisa é fato: o seu celular sempre vai dar um jeitinho de “pular” do seu bolso, da sua mão, de cima da mesa, de onde estiver. E quando ele “se joga” em direção ao chão, bate aquele desespero, não é mesmo? 

Primeiro, fica aquela expectativa de virá-lo e saber se vai encontrar a tela quebrada ou com algum trinco. Depois, você passa a ficar pensativo, refletindo se aconteceu algum problema dentro dele. Mas você sabe realmente o que acontece com o seu celular quando ele cai no chão e o que fazer depois disso? 

Existem celulares que, quando caem, abrem a capa traseira, escapando a bateria e o chip. Então, certifique-se de que você juntou todas as partes e coloque-as cada uma em seu devido lugar, caso não tenham danificado com mais gravidade. Depois, ligue e verifique se está funcionando normalmente.

Atualmente, grande parte dos celulares possui a capa colada, impedindo que você saiba exatamente o que pode ter acontecido no interior dele. Aí que fica o mistério. Por isso, é preciso fazer alguns testes na hora, mesmo que a tela tenha se mantido intacta.

Primeiro, verifique se o touchscreen está funcionando. Se sim, comece a testar outras funções, como as câmeras frontal e traseiras. Veja se os aplicativos estão abrindo corretamente. Tente ouvir uma música com e sem fone. Aproveite e mexa nos botões de volume. Faça uma ligação para verificar se o áudio está sendo recebido e enviado normalmente. 

Se você já parou ali pelo primeiro item, atenção. Se a tela trincou ou permaneceu intacta e você continua não conseguindo mexer no touchscreen é porque o display pode ter sido afetado. Quando isso acontece, o cristal líquido – que forma a tela LCD (Liquid Crystal Display) – começa a vazar, podendo danificar ainda mais o seu aparelho.

Um dica é, caso a tela tenha trincado, o touchscreen não funciona e você tenha percebido algum líquido começar a escorrer, vire o celular com a tela para baixo sobre um pano. Isso é uma ação rápida para evitar mais estrago e o cristal líquido não prejudicar outros componentes do aparelho. Mas o recomendado é buscar uma assistência técnica para ver o que pode ter acontecido com seu smartphone, se acabou danificando por completo, se tem algum tipo de reparo que possa ser feito e se vai poder ter o seu celular de volta.

Você também deverá enviar a uma loja especializada se o aparelho simplesmente caiu, sem quebrar a tela, mas parou de funcionar. Provavelmente, algo se desconectou ou se desprendeu lá dentro, impedindo o funcionamento do celular. E como a maioria tem a capa colada, o próprio usuário acaba não conseguindo resolver o problema.

Quer evitar a dor de cabeça? Então, cuide melhor do seu celular. Não deixe no bolso traseiro, pois, ao sentar, você pode derrubá-lo. Se não estiver usando, não tem motivo para andar com o aparelho na mão. Use capinha e película para proteger ao máximo. Até porque a gente carrega a vida dentro de um smartphone, dados, fotos, contatos, agenda… O descuido pode por tudo por água abaixo.

Curso Sugerido

WhatsApp Atendimento por WhatsApp