4 cursos online e gratuitos para advogados que querem empreender

Não é novidade para ninguém que as faculdades de Direito – embora bastante numerosas – não costumam atuar na vanguarda tecnológica ou incentivar o empreendedorismo entre seus alunos. Nas instituições mais tradicionais, isso é especialmente verdade. Ainda assim, fora dos muros da academia, é fato que Direito e tecnologia são áreas cada vez mais conectadas.

Se por um lado até os escritórios mais antigos estão criando departamentos específicos para lidar com startups e questões de Direito Digital, por outro, é cada vez maior o número de startups e negócios tecnológicos que surgem voltados para o universo do Direito. São as chamadas legaltechs, muitas vezes criadas por advogados que usam modernos recursos tecnológicos – incluindo inteligência artificial – para resolver problemas de celeridade e práticas arcaicas que já haviam percebido no dia a dia do direito, e agora estão dispostos a modernizá-las.

Mas quem quer se aventurar nesse campo precisa se preparar, e correr atrás de conhecimentos que não vão ser ensinados em sala de aula. A seguir, o Na Prática listou três cursos online e gratuitos que vão ajudar a dar os primeiros passos no mundo empreendedor. Quem quer se aprofundar também pode baixar gratuitamente o Ebook Direito e Empreendedorismo, disponível aqui.

Também vale lembrar que estudantes e jovens recém-formados em Direito que estão em busca de vagas ou networking podem participar gratuitamente da Conferência Na Prática Jurídica, feira de carreiras voltada especificamente para esses profissionais e que reúne escritórios de advocacia, startups e grandes empresas. O evento acontece em São Paulo, no dia 31/10, e as inscrições devem ser realizadas por aqui até 3/9.