5 dicas de skincare para iniciantes e interessados no ramo

Ultimamente, muito se fala de skincare, que é o hábito de cuidar da pele com diversos produtos e tratamentos rápidos. Muito popular entre os mais jovens, principalmente influencers, o skincare se mostra essencial para uma pele saudável e, principalmente, bonita, e isso acaba atraindo diversos seguidores fiéis dessa prática.

E, realmente, o skincare pode fazer toda a diferença na sua pele. Com diversos produtos que vão da hidratação até o esfoliamento, os métodos certos acompanhados por um dermatologista sempre garantem uma pele saudável e belíssima, se os cuidados forem frequentes. Mas você sabe como fazer um skincare de respeito? Aqui vão algumas dicas para você que quer começar hoje mesmo seu projeto da pele saudável.

1. Comece lavando o rosto

Parece uma dica boba e quase desnecessária, mas esse é o passo mais importante do skincare e, sem ele, nada acontece. Lavar o rosto todos os dias depois de acordar é importantíssimo para começar seu hábito de limpeza do rosto. E não “lavar” só os olhos para tirar as remelas não, realmente lavar com abundância de água, finalizando o processo com um gel de limpeza adequado.

2. Água micelar pode ajudar no processo

Depois de lavar, você pode completar essa fase do processo passando um algodão com água micelar no rosto. Ela faz a chamada “segunda limpeza” e tira as impurezas do rosto.

3. Depois de água, mais hidratação!

Sim, sei o que você deve estar pensando: “mas e quem já tem a pele oleosa?”. Porém, a oleosidade não é sinônimo de pele hidratada, e existem diversos tipos de hidratação para diversos tipos de pessoa, sendo algumas especificamente para peles mais oleosas. Fazendo esse passo, você vai hidratar seu rosto, deixando-o mais saudável, sem afetar em nada o problema posterior da oleosidade. Um hidratante leve, passado com calma por todo o rosto, pode ser, ao mesmo tempo, relaxante e muito benéfico.

4. Mas, pera aí, você conversou com seu dermatologista?

Os passos até aqui são os mais simples e podem ser feitos por qualquer pessoa, porém, para a próxima etapa, você precisa da opinião de um profissional. Aqui entram os tratamentos, que envolvem dermocosméticos e alguns produtos bem mais específicos. Porém, cada um deles é direcionado para um tipo de pele e, por isso, a consulta com o profissional é tão importante. Assim, ele pode te indicar o que é perfeito para o seu tipo de pele, já que cada uma é única e tem suas particularidades. Então, antes de começar seus tratamentos, visite um dermatologista.

5. E, por fim: não esqueça o protetor solar!!

Mais essencial do que muitas pessoas acham, o protetor solar deve ser seu melhor amigo e companheiro diário e, literalmente, nunca sair do seu rosto durante o dia. Depois de lavar, fazer a segunda limpeza, hidratar e aplicar seus dermocosméticos específicos, lembre-se de SEMPRE aplicar protetor solar em abundância. O sol pode ser o maior inimigo da sua pele, principalmente se você passar longos períodos fora de casa. Essa exposição é a maior causa de envelhecimento da pele, além de, claro, problemas mais sérios, como câncer de pele. O protetor deve ter o FPS de, no mínimo, 30.

E aí, gostou das dicas? A área de skincare cresce a cada dia e está se abrindo com oportunidades profissionais interessantes. Quer aprender sobre o assunto mais a fundo? Acesse nosso curso técnico de skincare e limpeza de pele e aprenda mais sobre esses processos estéticos e dermatológicos!