5 profissões promissoras na área de tecnologia

5 profissões promissoras na área de tecnologia

É inegável que estamos, cada vez mais, em um mundo digital, onde os relacionamentos, trabalho, entretenimento, compras, finanças e outros dependem de aparelhos e plataformas tecnológicas. E, para que tudo isso seja possível, existem inúmeros profissionais focados e especializados nesses segmentos, trabalhando diariamente e sendo essenciais para garantir o funcionamento e trazer inovação a todos, sendo um indicativo de profissões promissoras na área de tecnologia.

Pensando nessas profissões como uma oportunidade para quem está buscando uma carreira, listamos algumas áreas e trabalhos para os quais você pode se dedicar e, então, conquistar espaço e crescer no mercado de trabalho. Continue a leitura e confira.

5 Profissões na área de tecnologia

1 – Tecnologia da Informação

Provavelmente você já ouviu falar nos profissionais de TI. Apesar de já existir no mercado há algum tempo, essa profissão tem se ampliado com o avanço da tecnologia, além de estar sempre se atualizando e abrindo novas funções e oportunidades de trabalho.

As funções desse profissional envolvem o gerenciamento de hardwares e softwares, além de otimizar os processos e demais procedimentos referentes à área. As principais atividades são estabelecer regras para o uso correto de sistemas, controlar serviços de sistemas operacionais e de banco de dados das empresas, reduzir impactos da área de tecnologia da informação, entre outras.

2 – Analista de Segurança da Informação

Este profissional é responsável por cuidar da segurança de um sistema e suas informações, sendo encarregado de analisar os riscos referentes à informação gerenciada pelos sistemas de uma empresa, a fim de garantir a proteção da base de dados.

As principais atividades do analista de segurança da informação são relacionadas à detecção de vulnerabilidade e ameaças aos sistemas, além de definir políticas, normas e procedimentos de segurança da informação, realizar processos para verificar as medidas de segurança, minimizar os riscos e efetuar simulações de invasão para conferir o nível de segurança e, então, reforçar ou aplicar novas medidas e procedimentos de segurança.

3 – Engenheiro de Software

Em meio à tecnologia da informação, desenvolvimento web e engenharia, o engenheiro de software é responsável por conceber, desenvolver, testar e expandir softwares, programas computacionais e aplicativos, além de analisar o mercado que o produto a ser desenvolvido está inserido e elaborar relatórios e documentação.

Entre as principais funções que o engenheiro de software pode ser encarregado estão o desenvolvimento de aplicativos, plataformas digitais, sistemas e jogos. Sendo possível, por exemplo, criar aplicativos de bancos, plataformas de estudos, sistemas específicos para uma área e muito mais.

4 – Programador Web

Responsável pela programação de websites e sistemas web, este profissional pode desenvolver portais, fóruns, sites e aplicações destinadas ao ambiente digital. Os principais conhecimentos exigidos para a função são a linguagem de programação, linguagem SQL, domínio de ferramentas como ASP, Java, PHP e NET, além de conhecimentos em HTML, CSS e banco de dados.

5 – Marketing Digital

Com a expansão das empresas para os meios digitais e a comunicação entre marca e cliente cada vez mais online, o profissional de marketing digital passou a ser fundamental para entender e alcançar o público-alvo das marcas. Este profissional é responsável por estudar todo o mercado em que a empresa está envolvida e desenvolver ações para alavancar as vendas e criar autoridade de uma instituição, sendo capaz de cuidar de toda a imagem de uma empresa e direcionar para o posicionamento e comunicação mais adequada na internet.

Tecnologia e informática

Agora que você já conferiu algumas profissões promissoras na área de tecnologia, está na hora de conhecer o primeiro passo para ingressar em uma dessas carreiras: conhecimentos em informática!

Aprender sobre softwares, hardwares e conceitos básicos de informática é fundamental para iniciar qualquer carreira na área tecnológica. Então, que tal fazer sua matrícula no Curso de Informática Básica + Avançada e começar os estudos e projeções para construir uma carreira promissora? Invista no seu futuro agora mesmo: