Armazenamento de dados em nuvem: Conheça essa plataforma

Atualmente, existem milhares de tecnologias que servem para facilitar o cotidiano das pessoas, novos conceitos foram criados e o armazenamento em nuvem veio com tudo. Existem variadas capacidades de armazenamento para empresas e usuários, e a tendência é que esse valor continue aumentando.

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem está cada dia mais presente na rotina das pessoas. É muito raro encontrar pessoas que ainda não utilizam plataformas como o Google Drive, o iCloud, o OneDrive e muitos outros que estão disponíveis para fácil acesso. 

Então, o armazenamento em nuvem é uma forma de armazenar um ou mais arquivos em um HD fora de seu equipamento, através de um acesso à internet. Isso é possível porque esses serviços de nuvem contam com um servidor mundial que faz a comunicação entre os dispositivos pessoais e com o centro de dados que são físicos e possuem alto nível de segurança digital. 

Ao acessar algum documento armazenado, o usuário está, ao mesmo tempo, acessando os servidores que foram disponibilizados pela empresa.

Mas por que armazenamento em nuvem?  

 O termo nuvem já era utilizado na computação desde a década de 1970. A palavra “nuvem” era uma metáfora para a Internet, o seu desenho era utilizado para representar a internet em fluxos e diagramas.

Existem vantagens ou desvantagens?

O principal ponto positivo é que o armazenamento em nuvem não necessita de compra de hardwares, já que diversos serviços oferecem um espaço considerável na versão gratuita. 

A nuvem também permite que os arquivos sejam acessados de forma fácil e sem a necessidade de equipamentos externos, assim, evitando a perda de arquivos. Mas existe um ‘porém’, para acessar os arquivos, é necessário acesso ao sinal de internet.

Vale o investimento a longo prazo?

A grande questão é: qual será o futuro dos serviços de armazenamento em nuvem? Já existem alguns serviços que também funcionam com armazenamento em nuvem, como os serviços de streaming e de música, e existem até serviços de streaming de jogos, como o PlayStation Now. 

Ou seja, ainda teremos essa tecnologia em destaque por um bom tempo. A esperança é que, cada vez mais, esse modelo torne-se mais acessível, isso porque não existem limites para a tecnologia. 

Já imaginou entender tudo sobre o mundo da informática? Clique Aqui e conheça nosso curso de Informática Avançada e conquiste um certificado que pode aumentar suas chances de ficar bem colocado no mercado de trabalho. 

Recomendação de Curso