Curtir jogos, estar por dentro de todos os lançamentos, jogar no PC e no Console (ou em vários consoles 🤣🤣) são as melhores maneiras de começar a entender de games.
E se a coisa fica séria, você pode querer viver disso e tentar seguir sua carreira profissional ocupando alguma das profissões que existem na área de games.
Trouxemos para você hoje, as 7 principais profissões que existem na área de games.
Bora começar?
GAME DESIGNER
O game designer é o profissional que dá a visão mais geral e conceitual do jogo. É ele quem concebe o projeto inicial, centraliza as ideias dos envolvidos e se encarrega de que as partes que são criadas por equipes separadas funcionem juntas na prática.
PROGRAMADOR
Os engenheiros de software são os profissionais responsáveis pela programação dos jogos.
Ele desenvolve a funcionalidade do game, transformando o projeto do designer no jogo propriamente dito.
O programador usa códigos muito complexos para que tudo que você vê na tela aconteça. Cada pequeno movimento precisa de uma boa dose de fórmulas. Um simples bug na ação de um personagem pode significar um erro nesses códigos e uma revisão é necessária. Parece mágica, mas é tudo feito com lógica e matemática!
TESTER
Esse é o profissional que vai testar tudo que está sendo feito, se certificando de que esteja tudo dentro das normas técnicas da jogabilidade, sons, gráficos e funcionalidades durante o desenvolvimento do game.
Esse profissional passa o dia jogando e procurando erros nos jogos, para que o seu novo jogo favorito funcione perfeitamente e faça sentido da primeira vez que você jogá-lo. (vokerê 🤣🤣)
ANIMADOR
A função do animador é dar vida a personagens e objetos desenhados pelos artistas técnicos, criando uma sequência — toda feita com técnicas digitais de captura de movimento. A demanda pelo animador de games aumentou muito no mercado brasileiro nos últimos tempos.
Todas as etapas do seu trabalho são realizadas em conjunto com programadores e testers, sempre buscando deixar tudo o mais próximo da realidade possível.
DESIGNER DE PERSONAGEM E CENÁRIO
O designer de personagem e cenário é muito importante para que o game crie formas. É ele quem vai pensar na anatomia, na estilização, na criação de acessórios e também, escolher a melhor paleta de cores para o game.
LEVEL DESIGNER
Profissional responsável pela criação dos mapas ou fases. Na parte artística, é preciso pensar nos aspectos visuais e sensoriais do mapa, não somente a posição dos elementos, mas também a credibilidade nos efeitos sonoros.
Já na parte de programação do mapa, é preciso criar uma dinâmica para que a reação dos personagens seja o mais realista possível, fazendo com que interajam e reajam aos elementos presentes no cenário.
PRODUTOR-EXECUTIVO
Chegamos naquele que coordena toda essa equipe, pensa nas despesas e põe o projeto embaixo do braço e tenta vender para um grande estúdio! Embora trabalhe fora da criação do jogo, esse profissional é indispensável!
Facilidade com códigos de programação, criatividade, habilidade com matemática (nem tudo é curtição, né?), gostar de lidar com pessoas e saber se comunicar são apenas alguns dos requisitos da maioria das funções.
Viu como são muitas as possibilidades de profissões na área de games?
Aqui, demos uma pequena amostra, mas além desses, há uma série de outros profissionais envolvidos, responsáveis por controle de qualidade, gerir comunidades, videomakers, publicitários, produtores, profissionais de modelagem 2D e 3D, marketing, assessores de imprensa, ilustradores, entre tantos outros.
Conte pra gente nos comentários aqui embaixo o que mais gostou!