Barbearia: saiba como montar a sua

Cuidar do visual não é só coisa de mulher. Ter uma barba bem-feita e cuidada é rotina para muitos homens, por isso, ter um empreendimento nesse ramo é muito vantajoso.

As barbearias se diversificaram e multiplicaram nos últimos tempos e, atualmente, muitas delas vão além das “barbearias de bairro”, pois, por essa grande procura pelos serviços oferecidos, montar uma barbearia se tornou uma oportunidade. E se você se identifica com a atividade e ela combina com o seu perfil, esse texto é para você, vamos te apresentar um mini guia de como montar a sua barbearia e ter o seu próprio negócio. Confira as dicas a seguir. 

Pesquisa de mercado 

Você precisa conhecer o público local e também a localização, é importante ter esse conhecimento antes de investir.  O local pode já ter muitos estabelecimentos, mas isso não significa que você não vai ter sua clientela, viu? Mas será preciso considerar a concorrência e avaliar o que vai ser preciso fazer para se tornar diferente. Por esse motivo é tão importante a pesquisa de mercado, você já vai entender o que precisa focar para se tornar atrativo e diferenciado. 

Defina o local 

Depois de realizar a pesquisa de mercado e entender o público e localização, é hora de definir um ponto estratégico para o negócio. E para não ter nenhum problema, é recomendado seguir alguns passos, veja: 

  • Visite muitos lugares e vá eliminando o que não é de acordo com você; 
  • Tenha em mente o projeto da barbearia; 
  • Confira a situação do imóvel (luz, água, IPTU, etc.);
  • Avalie as regras do espaço, ainda mais se for em prédios comerciais ou condomínios; 
  • Faça tudo baseado em contratos legais e transparentes para não ter dor de cabeça futuramente. 

Crie uma identidade da sua marca 

Depois da escolha do local, é hora de colocar toda a sua criatividade para fora. Para tornar sua barbearia única é muito importante ter esse processo criativo, pense no conteúdo visual, logo e nome, aposte em imagens simples, fontes adequadas e ideias que chamem a atenção do seu público. Mantenha sempre um padrão em seus canais de comunicação, a mesma identidade para redes sociais, flyers e decoração interna. 

Ofereça serviços que chamem a atenção do cliente 

Hoje existem muitas barbearias que oferecem muito mais que corte e barba, não é difícil encontrar locais com bares, jogos, estúdios de tatuagem ou lojas de roupas. Os serviços “extras” acabam chamando a atenção dos clientes, e pode ser uma identidade para o seu estabelecimento, uma forma de você fidelizar o seu público. Então, como dica, você pode buscar parcerias com outras marcas e aumentar os serviços oferecidos. 

Tenha produtos de qualidade

Para ter uma barbearia de sucesso é importante ter e oferecer produtos de qualidade, não vale nada investir no local ou na capacitação profissional e deixar a desejar nos produtos utilizados. Trabalhe com marcas de renome e de alta qualidade, procure sempre o mesmo fornecedor, assim você padroniza os produtos. 

Invista na qualificação profissional 

Como qualquer outro estabelecimento, uma barbearia precisa oferecer serviços de qualidade e com profissionais qualificados, por isso, invista na sua capacitação profissional e nos demais colaboradores que irão trabalhar com você. Além disso, não deixe de acompanhar as novidades do mercado e as ações dos concorrentes, aprenda sobre técnicas e estude todos os tipos de cortes. Afinal, quanto mais capacitados você e sua equipe são, melhores serão os resultados do seu estabelecimento.

Curso de capacitação

Aqui, na Intensiva, você pode fazer o Curso de Barbeiro, onde você vai aprender sobre cortes de cabelo, pigmentação e modelação de barba, coloração de cabelo e corte kids. O que está esperando para iniciar o seu negócio? Clique aqui e garanta o seu curso com certificado.