Como conquistar nota máxima na redação do ENEM

Independente do curso de graduação e da área profissional que deseja seguir, escrever de forma clara e objetiva é fundamental. Prova disso são os próprios vestibulares, que têm um percentual da nota focada em redação. Por isso, obter um bom resultado na redação pode ser a garantia de conquistas a tão sonhada vaga no ensino superior.

Tipos de redação

Antes de tudo, é importante conhecer e entender as categorias de texto que podem ser cobradas nos processos seletivos das faculdades. Então, vamos lá:

Dissertativa

Como o nome diz, você deve dissertar sobre ideais e pontos de vista sobre um determinado tema — tema este definido pelos vestibulares e que, geralmente, trata de um assunto relevante para a sociedade). A abordagem pode se dar de duas formas:

  • dissertativo-argumentativa: quando há a apresentação de uma tese e o uso de argumentos para convencer o leitor;
  • dissertativo-expositiva: quando não há a preocupação de convencer, mas apenas discorrer sobre o tema e apresentar dados consistentes para informar o leitor.

Narrativa

Embora o texto narrativo possa ser usado para narrar eventos reais, geralmente envolve personagens e ações fictícias, como nos romances, contos e fábulas. Ou seja, ao contrário da dissertação, a narrativa não é, necessariamente, ligada à realidade. Para construir o texto caracterizado como narrativa, devem ser usados os seguintes elementos:

  • narrador, em primeira pessoa ou, narrador-personagem, em terceira pessoa;
  • enredo: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho;
  • personagens, podendo ser principais e secundários;
  • tempo: cronológico ou psicológico;
  • espaço: ambiente físico, psicológico ou social.

Descritiva

Este formato tem o objetivo de descrever algo ou alguém, a fim de criar uma imagem ou retrato através do texto. O autor deve partir da observação e das próprias impressões para reunir características físicas e psicológicas acerca do que pretende descrever.

Os textos descritivos podem ser construídos a partir de duas abordagens:

  • descrição objetiva: texto focado em indicar características concretas, sem fazer juízo de valor. ex: descrições encontradas em dicionários;
  • descrição subjetiva: o autor tem liberdade para incluir impressões pessoais. ex: textos literários.

Redação do ENEM

As instituições de ensino podem adotar qualquer um entre os tipos de redação, mas o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que é a principal porta de entrada no ensino superior no Brasil, aplica o formato dissertativo-argumentativo.

O tema da redação do ENEM é apresentada em uma frase-tema, que geralmente aborda um ou mais problemas atuais da sociedade, e deve ser escrito em até 30 linhas.

A estrutura da redação dissertativo-argumentativa deve conter três pilares:

  • Introdução: com linguagem clara e objetiva, deve-se falar brevemente sobre o tema e a linha de raciocínio que se seguirá no desenvolvimento.
  • Desenvolvimento: deve-se formar as ideias e argumentos para convencer o leitor do seu ponto de vista. Os parágrafos devem apresentar uma ligação entre si, de forma que um complemente o outro e conduzam o texto a uma única direção.
  • Conclusão: após o desenvolvimento dos argumentos, a redação dissertativo-argumentativa deve ser encerrada com um parágrafo de conclusão, a fim de fazer um breve apanhado geral do que foi falado e apresentar uma proposta de intervenção que, no caso do ENEM, consiste em uma solução para o problema que foi discutido.

Complemento

Além da estrutura, a redação dissertativa contempla técnicas para sua elaboração e produção. Você quer compreender segredos infalíveis para os processos de escrita dissertativa e conquistar nota 1000 na prova do ENEM ou em outros vestibulares?

Então, confira este curso fundamentado na Discursividade e na Análise do Discurso:

LINK DO CURSO: https://www.intensivacursos.com.br/cursos/udm-curso-de-redacao-dissertativa-completo-para-concursos-e-enem/

Esse conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais materiais e cursos que podem alavancar a sua vida acadêmica e profissional!