Curso Online é Reconhecido pelo MEC ?

Curso Online é Reconhecido pelo MEC

Essa é uma dúvida que assola diversos estudantes brasileiros. Por vezes é possível encontrar propagandas maravilhosas de cursos online que contam com um conteúdo programático perfeito, contudo, a insegurança pode sim ser um fator que ceifa o indivíduo de aproveitar essa oportunidade.

Cursos online são reconhecidos pelo MEC? Essa é uma das perguntas mais feitas quando alguém se depara com a frase “curso online com certificado reconhecido”. Bem, essa indagação é um tanto mais complexa do que parece e é por isso que criamos esse texto, assim, da próxima vez que você se deparar com esse tipo de situação, não perderá a oportunidade de aprimorar o seu currículo.

O aval do MEC realmente é importante?

Instintivamente, podemos responder que sim a essa pergunta. É possível notar nas propagandas de qualquer entidade de ensino a distância, ou online, a frase “reconhecido pelo MEC”. Esse é um fator chave para a real validade do curso e também um ponto para sair na frente da concorrência que ainda está à procura dessa validação.

Mas, apesar dessa instintividade na resposta, isso não está completamente certo e aqui vai o porquê.

Apesar de ser a instituição de regulamentação de maior poder em nosso país quando o assunto é educação, diversos alunos e profissionais de qualquer área devem estar atentos quanto a real necessidade da validação desse órgão. Quando falamos de capacitações outros parâmetros devem ser levados em considerações, não se deixe ser enganado por diferenciais mentirosos.

Nosso objetivo aqui é deixar claro o papel do Ministério da Educação no que diz respeito a educação. Já adiantamos aqui que a resposta da pergunta que norteou essa parte do texto é NÃO. O MEC não regulamenta cursos de aprimoramento.

O real papel do MEC

O MEC é importante sim para a população brasileira, mas no que concerne os cursos de graduação e pós-graduação, sejam eles presencias – frequentando uma sala de aula -ou a distância – ou seja, online. Sendo assim, esse é um Ministério muito importante para manter o padrão de excelência das universidades brasileiras.

Muitas empresas de educação usam esse selo somente para vender cursos, algo que pode, inclusive, ser considerando antiético, uma vez que o MEC em nada tem a ver com a legalização e abertura de cursos profissionalizantes. Você deve estar se perguntando, se não o Ministério da Educação, qual seria o órgão regulador que tem como razão de existir garantir a qualidade desses cursos?

Não existe um órgão específico com essa função, contudo isso não quer dizer que os certificados emitidos por essas instituições de ensino não têm validade ou são contestáveis, muito pelo contrário, esses certificados podem fazer toda a diferença em seu currículo, quando estiver disputando uma vaga no disputado mercado de trabalho.

Os cursos livres

Livre é a nomenclatura dada aos cursos que não precisam do aval do MEC para existirem e funcionarem normalmente, uma vez que eles eles têm uma conotação não formal, isso é, não se enquadram como uma graduação ou pós-graduação, mas sim como qualificação profissional. Vale lembrar que o diploma conferido por instituições de nível superior refere-se a um nível e não é nada igual a um certificado.

Contudo, não pense que todos os cursos certificados pelo MEC são de primeira linha, é necessariamente por esse motivo que existe uma nota, responsável por graduar a qualidade desses em até 5 pontos. Isso também não implica que os cursos profissionalizantes são fáceis, afinal, a reputação da instituição também está em jogo, logo, ela deve se responsabilizar por qualificar os profissionais adequadamente para a execução da função.

A certificação profissional é algo levado a sério e uma prova disso é que inclusive concursos públicos levam em consideração na hora de pontuar os candidatos. Quando já dentro de instituições públicas, esses certificados também são usados na progressão de carreira.

Se você um dia ver um curso profissionalizante sendo divulgado com o selo do MEC, desconfie imediatamente, certamente, trata-se um golpe para atrair pessoas que não tiveram acesso a essa informação que você acabou de ler. Sendo assim, não se deixe enganar e procure instituições de ensino de qualidade.

Esses cursos trazem diversas vantagens, ainda mais quando colocados na perspectiva de cursos online, sendo extremamente convenientes para quem não tem tempo de se deslocar para ter aulas presenciais e também precisa de versatilidade nos horários de suas aulas.

É por sabermos bem dessa realidade que nós da Intensiva Cursos possuímos uma série de cursos que podem te ajudar nesse seu caminho rumo ao seu aprimoramento e entrada no mercado de trabalho! Dá uma conferida em nosso site e vê o que temos para te oferecer.

Abraços e até o nosso próximo artigo!

 

Leia também: Curso Online tem a mesma validade que Curso Presencial?