Desenho: principais benefícios e como aprender a desenhar

Principais benefícios e como aprender a desenhar

Não é à toa que as crianças são instigadas a desenhar, pois além de se divertir, passar o tempo e produzir suas primeiras artes, o ato de desenhar é uma importante ferramenta de aprendizado e traz vários benefícios.

Desenhar proporciona melhorias também para a vida adulta, como relaxamento e manter a mente saudável. Além disso, habilidades artísticas abrem caminhos no mundo acadêmico e profissional, como uma carreira artística, comunicação visual ou arquitetura.

Confira as principais melhorias que o desenho pode trazer para sua vida:

1 – Desenvolve confiança

O medo de errar é comum durante o processo de aprendizado, mas, com o tempo e prática, é possível compreender que errar faz parte do aprendizado e, inclusive, é uma parte importante para, de fato, aprender. Essa percepção é passada para todos os aspectos da vida, te deixando mais seguro de si e pronto para enfrentar os desafios.

2 – Aumenta a autoestima

Assim como a confiança, o desenho também eleva a autoestima, pois, conforme você perde o medo de errar, se sente mais capaz de alcançar os seus objetivos. Além disso, na medida que você começa a ver os resultados, confirma ainda mais sua capacidade para realizar qualquer tarefa, até mesmo as que não estão relacionadas ao desenho.

3 – Melhora a percepção visual

O que poucos sabem é que aprender a desenhar não está relacionado somente à habilidade manual, mas também à maneira de enxergar o mundo. Ao praticar desenho, você irá observar melhor a natureza, os objetos, as pessoas, as expressões, etc, ou seja, irá te dar novos olhos perante o mundo.

4 – Desenvolve o lado direito do cérebro

Enquanto o hemisfério esquerdo do cérebro é o analítico, racional e calculista, o hemisfério direito é o lado intuitivo, perceptivo e imaginativo. De forma, com o ato de desenhar, é possível trabalhar a parte do cérebro que não é muito utilizada no dia a dia. Em outras palavras, praticar desenho irá desenvolver sua criatividade e a forma como relaciona os sentidos, habilidades importantes desde a preparação de um prato até a gestão de uma empresa.

5 – Melhora os relacionamento

Assim como qualquer hobby, interesse ou aspiração, o desenho irá abrir as portas para um novo mundo, cheio de gente, mostras e lugares ligados à arte. Isso tudo é uma parte importante para adquirir conhecimento, conhecer novas técnicas e, ainda, encaminhar para uma carreira.

Não negligencie a sua vontade de desenhar, pelo contrário, aproveite e desenvolva-a! Os benefícios você já conhece, mas quem sabe os caminhos que irão se abrir? Para isso, a Intensiva ainda te dá um empurrãozinho com o Curso de Desenho para Iniciantes:

Aprenda como iniciar um desenho, quais os erros mais comuns (e que tudo bem cometê-los), como desenhar os principais detalhes do corpo humano, poses, luz e sombra, pele, formas de colorir e muito mais. É só começar!