Desenhos: primeiros passos para iniciantes 

Quer começar a desenhar, mas se sente um pouco perdido? Então, esse texto é para você. Confira algumas dicas para você que quer ingressar no mundo dos desenhos.

No início de qualquer atividade, é normal ter dificuldade, e no desenho não é nada diferente. É muito comum ter dificuldades em algumas técnicas que são realizadas, é comum também não gostar dos primeiros traços e acabar se frustrando. Mas não desista Com boas técnicas e seguindo alguns passos, você chega nos traços e desenhos perfeitos. Mas para você que está começando, aqui vão sete dicas que irão te ajudar nesse início. 

Faça exercícios básicos 

Começar a desenhar é como qualquer outra atividade, no início você vai ficar inseguro, vai pensar que não leva jeito e pode querer desistir no meio do caminho. Mas, com o tempo e a prática, os traços vão se formando e os movimentos ficam leves. E no desenho a evolução acontece por meio de exercícios básicos, com um lápis e papel. 

O exercício indicado para quem está começando é treinar com linhas e formas geométricas, por exemplo, desenhar várias retas, depois círculos, espirais, etc. Esse exercício vai te ajudar a: 

  • Melhorar a coordenação motora; 
  • Controlar a força e precisão dos traços; 
  • Entender como segurar o lápis;
  • Deixar a mão leve para fazer os desenhos.

Comece com desenhos simples

Não queira comparar seus desenhos com pessoas que possuem anos de experiência, você ainda está no começo e logo chegará nos desenhos que deseja. Por isso, comece pelo básico, faça desenhos simples, apenas para treinar os movimentos da mão. 

Observe e treine

Comece a observar as linhas e formas, isso é ótimo para você aprender. Seja em outros desenhos, fotos ou na rua, observe os contornos, as sombras, as perspectivas e proporções dos objetos. Observar esses detalhes irá te ajudar na hora de passar para o papel, assim você vai melhorando suas técnicas dos desenhos. 

Busque referências

Se inspire em desenhos de outras pessoas, mas é inspiração, nada de cópia, viu? Utilizar referências faz parte do aprendizado, assim você percebe as técnicas que outras pessoas utilizam, observa os estilos e imagina o processo criativo que tiveram e, a partir disso, você consegue criar os seus.

Estude muito

Se você ficar muito tempo sem praticar, sua mão desacostuma dos traços, não ficando tão precisos como deveriam. Por isso, treine muito e faça pelo menos um desenho por dia, dessa forma, você melhora suas técnicas e vai aprimorando seus traços.

Conheça os materiais

Conhecer os materiais utilizados para desenhar é muito importante, você pode começar apenas com um lápis e uma folha, mas, à medida que suas técnicas forem melhorando, você pode utilizar materiais melhores, canetas com alta pigmentação, um sketchbook e quem sabe até iniciar com a aquarela. 

Veja vídeos e faça cursos

Buscar técnicas em vídeos pode ajudar. No YouTube existem muitas dicas, tutoriais e vários artistas compartilhando seus desenhos e processos criativos, isso pode abrir sua mente e te dar várias ideias de como desenhar. Mas a melhor opção é iniciar em um curso de desenho, assim você aprende técnicas com professores especializados, consegue se profissionalizar na área e garante um certificado. 

E aqui, na Intensiva Cursos, temos o Curso de Desenho para Iniciantes, onde você vai aprender sobre os maiores erros dos iniciantes, como desenhar rostos, olhos, mãos, etc. Ficou interessado? Clique aqui e comece agora mesmo!