Escrita criativa: como desenvolver e criar histórias de sucesso

Como Criar uma História de Sucesso

Por trás dos clássicos da literatura de ficção, como Sherlock Holmes, Senhor dos Anéis, Orgulho e Preconceito, Jogos Vorazes e Harry Potter, há autores muito talentosos e criativos, mas mesmo as grandes estrelas da escrita, como J. R. R Tolkien e Jane Austen, já foram amadores e iniciantes na arte milenar da escrita.

Se até os maiores autores de ficção da história tiveram que começar de algum lugar, você também precisa, então, aqui vão algumas dicas infalíveis para melhorar a sua escrita:

  • Seja um leitor voraz

A leitura traz a inspiração que será essencial na produção da sua história. Além disso, é somente com a leitura que você adquire familiaridade com um vocabulário mais diverso, conhecimento real de diversos formatos de texto e da construção de uma história. Além de te deixar com um repertório de referências super completo. Um bom escritor é um bom leitor!

  • Foque no trabalho

Se você quer escrever um romance, um conto, um livro, um poema, não importa: encare isso como um trabalho. Foque na produção, elimine distrações, encare a escrita com seriedade, como uma tarefa que precisa ser concluída, não apenas um hobby. Grandes resultados podem sair de uma rotina organizada e com disciplina.

  • Inspirou-se? Anote!

Sempre tenha por perto um caderno ou bloco de notas para anotar suas ideias e, quando perceber alguma coisa que ascenda aquela faísca da inspiração, anote. Técnicas de escrita, modelos textuais, ideias para histórias, tudo isso pode vir do nada, quando você menos espera e, por isso, é importante poder anotar tudo a qualquer momento. A mesma inspiração pode não voltar mais, então sempre registre tudo.

  • Sempre revise seu trabalho

Terminou alguma produção? Releia-a, revise todos os principais pontos, passe quase que uma lupa pelos mínimos detalhes do texto, pois, somente assim você conseguirá perceber erros que passaram despercebidos na hora da escrita. Outra dica de ouro é sempre ler o texto em voz alta, assim ficam ainda mais perceptíveis seus tropeços e facilita demais a correção.

  • Persista e não desista

Deu branco na hora de escrever? Tente novamente mais tarde. Seu texto não ficou do jeito que você queria? Você vai ter futuras oportunidades para aperfeiçoá-lo. O importante é não desistir e sempre persistir na melhora e no aprendizado. Quanto mais prática você tiver, melhor seu texto vai ficar.

Além disso, também é sempre bom fazer uma lista de materiais e pessoas que te inspiram, nunca deixar de praticar e estudar escrita e sempre escrever com um propósito, como se o seu material já tivesse leitores. Com essas dicas como um ponta pé inicial, o sonho de se tornar escritor pode ficar um pouco mais próximo.

Gostou? Quer saber o que mais fazer para melhorar sua escrita e se tornar um escritor de ficção? Confira este curso de como criar uma história em 7 passos, tudo o que você precisa é ter vontade de escrever:

https://www.intensivacursos.com.br/cursos/udm-curso-de-como-criar-uma-historia-em-7-passos/

Deixe um comentário