Google Docs X Word: qual é o melhor?

Google Docs e Microsoft Word são duas ferramentas utilizadas para criar e editar textos, mas existem algumas diferenças entre elas.

O Google Docs é o concorrente do Microsoft Word, o Word é uma das ferramentas mais conhecidas, é utilizado para a criação e edição de textos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Creative Strategies, o Google Docs é a plataforma preferida pelos estudantes para realizar trabalhos em grupo. 

Esse favoritismo acontece porque uma das funções do Google Docs é o trabalho colaborativo, a ferramenta permite que mais de uma pessoa faça alterações no documento, sem precisar enviar um e-mail com o arquivo, tudo é feito online, através de link de compartilhamento. 

A seguir, conheça um pouco de cada ferramenta.

O que é Google Docs?

A ferramenta Word é disponibilizada através do pacote Office 365 da Microsoft, tem a função de criar, editar e visualizar textos. Mas nem todos os usuários conseguem acessar, é preciso realizar a compra do pacote Office para utilizar.

Está em dúvida em qual utilizar? Vamos destacar os critérios para a escolha de cada um.

  • Recursos Colaborativos: tanto o Google Docs quanto o Word tem esse recurso, porém o sistema do Google é muito mais rápido e intuitivo, você compartilha o link do arquivo e outras pessoas conseguem acessá-lo instantaneamente. 
  • Velocidade: a ferramenta do Google consegue abrir e compartilhar documentos de forma mais rápida que o da Microsoft. Isso vale para a edição de texto e inserção de imagens e tabelas, tanto no computador quanto nos celulares. 
  • Espaço disponível: você não precisa remover arquivos porque o servidor está lotado, utilizando o Google Docs. Ao utilizar a ferramenta, não existe restrição no tamanho, você pode armazenar diversos tamanhos e tipos. 
  • Confiabilidade: o Google Docs salva o documento a cada alteração feita e automaticamente, já no Word você precisa salvar o documento manualmente.
  • Aplicativo móvel: as duas ferramentas possuem aplicativos, tanto para o IOS quanto Android. Porém, a ferramenta do Google ganha vantagem por oferecer maior performance e compatibilidade. 

Resumindo, os dois editores de texto desempenham as mesmas funções, cada um com sua maneira, a decisão sobre qual dos dois escolher depende da necessidade do usuário. Se você depende da funcionalidade de formatação, o Word está à frente. Agora, se você precisa apenas de um editor de texto, pode usar o Google Docs à vontade.  

Saiba tudo sobre o Word

Você já conhecia essas funções das duas plataformas? Quer ficar expert no Word e dominar todas as funcionalidades? Aqui, na Intensiva Cursos, temos o Curso de Word, onde você vai conhecer as ferramentas que permitem a otimização do seu uso no dia a dia. Clique aqui e saiba mais.