Google Planilhas: o que é essa ferramenta? 

Descubra as funcionalidades do Google Planilhas e como utilizar essa ferramenta no seu trabalho, facilitando a comunicação com a sua equipe.

O que é o Google Planilhas?

É uma plataforma disponibilizada gratuitamente pelo Google  para o manuseio e gerenciamento de tabelas e gráficos, para uma pessoa ou por uma equipe de trabalho. O Google Planilhas pode ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo, as edições podem ser feitas offline, pela web (computador) ou por aplicativos para sistema IOS ou Android.

Quais são as funcionalidades do Google Planilhas?

A ferramenta oferece diversas funcionalidades, confira a seguir algumas delas:

  • Utilização de fórmulas e funções para cálculos:  as fórmulas e funções são usadas para facilitar o trabalho do usuário e equipe que utilizam a plataforma. 
  • Criação de tabelas e de gráficos: a ferramenta permite criar tabelas e gráficos dinâmicos, de acordo com as informações que serão colocadas. E o manuseio é simples e fácil. 
  • Organização em cores: as planilhas podem ser organizadas em cores, você pode utilizar uma cor específica, uma escala de cores degradê ou cores alternadas para facilitar a visualização. 
  • Apresentação de informações: é a principal função do Planilhas Google, as informações podem ser apresentadas em linhas, colunas, tabelas e gráficos, e podem ser filtradas a partir de preferências do usuário. Também apresenta a função de preenchimento automático de informações. 
  • Criação de atalhos e utilização de macros: se você utiliza atividades repetitivas nas planilhas, no Google Planilhas é possível padronizá-las e criar atalhos.
  • Interação com outras plataformas do Google: pode ser conectado a outras ferramentas disponibilizadas pelo Google, como o Documentos Google.

Qual a diferença do Google Planilhas comparado ao Excel?

O Google Planilhas permite que você e mais pessoas façam edições ao mesmo tempo nos arquivos, além de conversas pelo chat e receber os feedbacks através dos comentários. São disponibilizados diversos modelos prontos, além das funções citadas no parágrafo acima. 

Apresenta também uma vasta seleção de tabelas e gráficos, gerencia e processa grandes quantidades de dados, o que possibilita a criação de várias planilhas no mesmo documento. 

O Google Planilhas não tem custo para utilização individual, já o Excel exige a assinatura do pacote Office 365. E para o uso corporativo, o Google oferece planos de acordo com o tamanho da empresa. 

Como utilizar o Google Planilhas?

Primeiro, para você criar, editar, salvar e compartilhar arquivos no Google Planilha, você precisa ter uma conta do Google. Depois, você abre a tela inicial em sheets.google.com e clica em “Novo”. Após esse processo, você clica duas vezes na célula desejada e adiciona o  texto, número e fórmulas desejadas. 

Na aba superior, você encontra as opções de formatação para o texto, em relação à célula, também são apresentadas algumas funções. 

Se você não quiser criar uma planilha do zero, existe a opção de “modelos prontos”, que você encontra na página inicial do Google Sheets.

E como disponibilizar a planilha?

O Google Planilhas permite a opção de disponibilizar e compartilhar planilhas com uma equipe, além da edição simultânea e em tempo real. Basta compartilhar o link do arquivo que qualquer pessoa poderá acessar.

Quer aprender tudo sobre o Google Planilhas?

Você já conhecia o Google Planilhas? Que tal começar um curso de Excel e Google Planilhas e aprender a usar todas as funcionalidades dessas duas plataformas? Aqui, na Intensiva, temos o Curso de Excel + Google Planilhas, garanta já o seu certificado e tenha um diferencial no seu currículo. Clique aqui e saiba mais sobre o curso.