Guia completo: o que preciso fazer para ser um(a) advogado(a)

Quer ser um advogado? O primeiro passo é compreender quais os comportamentos e características que um advogado deve ter. Se você tem um senso de justiça incontível, está no caminho certo! Os aspirantes à advocacia devem ter o desejo de transformar o mundo em um lugar correto, de acordo com a legislação do país. Devem, também, ser excelentes na língua portuguesa e leitores incansáveis, já que terão muitos livros, autos e processos a serem lidos durante a carreira.

A paciência e persistência são características chave, tendo em vista que nem sempre um caso será solucionado na primeira instância, sendo necessário pensar em novas defesas e acusações. Além disso, é importante ter em mente que a sociedade vê o advogado como um defensor da moral, da ética e da legalidade. Logo, é normal existir muita expectativa quanto à profissão.

Qual formação preciso ter?

Quem quer ser um advogado precisa fazer o curso de graduação em Direito, que possui a habilitação em bacharelado e duração média de cinco anos. 

Durante o curso, o aluno terá contato com toda a parte teórica e prática da advocacia, além de compreender com clareza sobre as leis e que o trabalho deve sempre ser em prol do cliente representado, seja para defesa (onde o cliente é acusado de algum crime ou infração e precisa defendê-lo perante a Lei) ou acusação (onde o cliente se sente lesado ou prejudicado e deseja acusar outra pessoa). 

O período do curso é o melhor momento para analisar as áreas da advocacia e decidir em que se especializar. O Direito possui diferentes vertentes, tais como:

  • Civil;
  • Trabalhista e Previdenciário;
  • Penal;
  • Ambiental;
  • Eleitoral;
  • Tributário;
  • Empresarial.

Para concluir o curso e obter o diploma de advogado, o estudante deve fazer um estágio supervisionado em sua área de atuação e elaborar o trabalho de conclusão de curso (TCC). 

Após a conclusão do curso, é necessário passar pela prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, somente após a aprovação, o bacharel em Direito recebe o registro de advogado e pode começar a exercer a profissão!

O que é a Ordem dos Advogados do Brasil?

É o órgão responsável pela disciplina, ética e orientação dos advogados. O Exame da Ordem é aplicado em torno de três vezes ao ano para todos os bacharéis em Direito, tendo como principal objetivo conferir a capacitação necessária para que o formado possa ser, de fato, um advogado!

Como para qualquer outro exame, a melhor forma de ser aprovado é estudando, mas é importante estar por dentro do funcionamento da prova e suas regras.

Como funciona o Exame da OAB?

O Exame da OAB é dividido em duas fases, sendo ambas de caráter eliminatório. 

Primeira fase:

  • Prova objetiva;
  • Cerca de 80 questões sobre temas abordados em todas as disciplinas obrigatórias dos cursos de Direito;
  • Não é permitido utilizar qualquer material de consulta;
  • A aprovação exige o mínimo de 50% de acertos nas questões válidas.

Segunda fase:

  • Aplicada apenas aos candidatos aprovados na primeira fase;
  • Prova prático-profissional;
  • Dividida em duas partes distintas: a primeira contempla a área de opção do candidato, escolhida no ato da inscrição e, a segunda, os candidatos devem fazer a redação de uma peça profissional privativa de advogados, como uma petição ou um parecer;
  • É permitido consultar a legislação referente a sua área de opção, porém sem qualquer anotação;
  • A aprovação exige nota igual ou superior a 6 pontos.

Recomenda-se que o candidato dê atenção especial à leitura do Código de Ética e Disciplina da OAB e que faça “treinos” com simulados sob as mesmas condições que irá enfrentar no dia do exame, para, assim, analisar os próprios conhecimentos e aprender a manter o controle emocional.

Uma outra forma de se preparar para o Exame é fazendo algum curso preparatório, onde o candidato pode conferir materiais importantes e contar com a orientação adequada. 

A Intensiva, por exemplo, dispõe de diversos cursos preparatórios para te auxiliar nesse momento, confira alguns:

👉 Questões de Direito Civil para OAB 1ª Fase Descrição

👉 Preparatório para a 2ª fase da OAB

👉 Dicas para o Exame da OAB- Direito

Esse conteúdo foi útil para você? Então, continue acompanhando nosso blog para receber mais materiais que podem alavancar a sua vida acadêmica, profissional e até mesmo pessoal!