Manicure: 10 sugestões para iniciantes 

A profissão de manicure vem crescendo nos últimos tempos e, se você é iniciante no ramo, vai gostar destas sugestões que preparamos. 

Se você é manicure iniciante, esse texto é para você! Como preparar as unhas, lixar e fazer a esmaltação são algumas dúvidas comuns que podem surgir no início da profissão. E para te ajudar a iniciar essa trajetória, preparamos 10 dicas que irão te ajudar a conseguir um resultado cada vez melhor. Confira a seguir:

1 – Monte um portfólio para suas clientes 

Para quem está começando na profissão como manicure, uma ótima dica é fotografar todos os trabalhos e montar um portfólio. Dessa forma, você pode criar uma página em alguma rede social para fazer a divulgação, além de divulgar o seu trabalho, suas clientes poderão escolher algum modelo que você publicou, poupando tempo de atendimento. 

2 – Cuide das suas ferramentas de trabalho 

Os materiais que você utiliza são partes importantes do seu trabalho de manicure e precisam sempre estar limpos e esterilizados. A esterilização é indispensável em todos os seus materiais, pois ajuda a prevenir a transmissão de doenças em casos de cortes ou acidentes. Se você tiver clientes fixas, converse com elas para que possuam cada uma o seu próprio material, assim evita qualquer tipo de problema.

3 – Corte e lixe as unhas de forma correta 

Você sabia que o formato da unha é tão importante quanto o esmalte escolhido? Isso mesmo, independente de ser quadrada, redonda ou até com formatos mais elaborados, lixar a unha do jeito certo é indispensável para manter unhas fortes e saudáveis. Evite movimentos de vai e vem, lixe na mesma direção, indo do fim da unha ao centro. Suas clientes irão agradecer cada detalhe que você fizer. 

4 – Aprenda a usar todos os tipos de lixa 

Cada lixa tem uma função diferente, como dar forma, polir, diminuir ondulações e até mesmo dar mais brilho para a unha. Então, saiba utilizar os diferentes tipos de lixas para deixar as unhas das clientes ainda mais bonitas e caprichadas. Adote esse truque e seja diferente! 

5 – Não deixe as unhas de molho por muito tempo 

Deixar as unhas por muito tempo de molho pode afetar a duração do esmalte, as unhas absorvem a água e dilatam, o que pode causar rachaduras no esmalte depois de secar. O correto é deixar as unhas por pouco tempo de molho, uns 30 segundos é o suficiente. 

6 – Não abuse nas camadas de esmalte 

Um erro comum entre as iniciantes como manicure é exagerar nas camadas de esmalte nas unhas, dificultando a secagem, além disso, esse processo pode manchar ou borrar o esmalte. Para um resultado bom e bonito, trabalhe com camadas finas do esmalte e aguarde alguns minutos antes de passar uma cobertura de brilho. 

7 – Limpe a pontinha das unhas 

Para o esmalte durar mais, limpe a pontinha das unhas com a ajuda do polegar ou então com algodão e removedor de esmalte. Fazendo isso, as chances da unha lascar diminuem e o esmalte fica por mais tempo. 

8 – Segure o algodão para tirar o esmalte 

Sabe aquele esmalte com glitter que leva um pouco mais de tempo para remover? Então, se você colocar um pouco de removedor de esmalte e segurar por alguns segundinhos em cima da unha, o esmalte sai por completo, sem dificuldade nenhuma. São pequenas coisas que podem facilitar seu trabalho e otimizar o tempo de atendimento. 

9 – Não deixe de praticar

Aquela frase clichê “a prática leva a perfeição!” é muito verdade! Não deixe de praticar, principalmente se você está começando agora. Por mais que você já possua uma boa quantidade de clientes, é sempre bom treinar e se atualizar de técnicas, esmaltação, etc. E não deixe os pequenos erros te desanimarem! 

  • 10 – Cursos podem ajudar no seu trabalho 

Cursos profissionalizantes podem ajudar você a aprender mais sobre a profissão, então, por que não realizar? Aqui, na Intensiva, temos o Curso de Cutícula Perfeita, para você aprender como deixar a cutícula linda na sua cliente. Clique aqui e saiba mais sobre o curso.