Mas afinal, o que são cursos livres?

Cada dia mais buscados, os cursos livres são a alternativa ideal para quem tem sede de conhecimento, mas não quer ou não tem tempo para fazer um curso de longa duração.
Hoje vamos esclarecer esse conceito e ajudar você a entender se esse é o melhor tipo de curso para a sua situação.
Ficou curioso? Bora conversar então…

O que são Cursos Livres?

De acordo com o Artigo 42, da Lei nº 9.394/1996, os cursos livres, são cursos que não exigem escolaridade mínima, abertos à comunidade em geral e somente condicionados à matrícula e ao aproveitamento do aluno.
Os cursos podem ser presenciais ou à distância e são focados em aprendizagens pontuais, com a finalidade de desenvolver, dentro de determinada área de atuação, capacidades e/ou habilidades específicas, trazendo ganhos de conhecimento imediatos à quem realiza.
Essa modalidade de curso não permite a emissão de DIPLOMA, somente CERTIFICADO de conclusão. Apesar de partir de um projeto sólido com ministrantes especialistas, ela não é reconhecida pelo MEC, pois mesmo tratando da política nacional de educação em geral, ele autoriza apenas cursos de graduação e de pós-graduação. Os cursos técnicos profissionalizantes são autorizados pelas Secretarias Estaduais de Educação, assim como cursos de nível médio.
Mas isso não significa que o certificado não tenha validade no mercado de trabalho ou que configure demérito em comparação a outros tipos de curso, como os técnicos e de graduação.
Esse fato somente significa que a carga horária e a estrutura curricular não estão sob a tutela do Ministério da Educação, como acontece com os cursos superiores e outros de longa duração.
A atividade empresarial da Intensiva Cursos, por exemplo, é registrada na Receita Federal e Junta Comercial do Estado do Paraná como Curso de Educação Profissional de Nível Básico, Curso de Aperfeiçoamento Profissional . Os nossos cursos são regidos pela Lei nº 9394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

E aí, conseguiu entender bem o que são os tão falados cursos livres?
Então continua ligado em nosso blog que ainda essa semana vamos falar um pouco mais sobre para quem eles são indicados, duração, objetivos e valores!