Mini guia: Conheça as Normas ABNT 

 

A ABNT surgiu em 1940 em função de conflitos em dois laboratórios de pesquisas, o INT e o IPT, esses laboratórios não utilizavam os mesmos métodos de avaliação, o que causava a aprovação de uma pesquisa em um laboratório e a reprovação em outro. Assim, para evitar conflitos e discussões, foram criadas normas de padronização de artigos científicos.

Muitas pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre essas técnicas e como aplicá-las em trabalhos científicos, por isso, montamos um mini guia, confira!

O que é ABNT?

ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma organização privada e sem fins lucrativos que tem a responsabilidade de normatizar técnicas no Brasil. Essas normas são baseadas em padrões internacionais e são utilizadas para padronizar a apresentação de artigos científicos em todo o país, facilitando a leitura e compreensão de pesquisas. 

Dessa forma, cientistas, alunos e pesquisadores conseguem consultar os trabalhos de maneira facilitada e agilizar a leitura de referências, o andamento das pesquisas e a aprovação por órgãos importantes.

Quais são as regras de formatação da ABNT?

As normas da ABNT especificam todos os detalhes, incluindo como deve ser a formatação, margens, imagens, citações e outros aspectos do texto. Confira algumas delas:

Margens e Tamanho da Folha 

O trabalho científico deve ser desenvolvido em uma folha de tamanho A4 (21 X 29,7 cm) e as margens devem ser de 3 cm na superior esquerda e 2 cm na inferior direita. 

Fontes e Parágrafos 

As fontes que devem ser usadas podem ser Arial ou Times New Roman, e devem ser usadas no trabalho todo. No corpo de texto, deve ser utilizado o tamanho 12 e, para títulos, são aceitos o mesmo ou 14, seguindo sempre o padrão técnico do artigo. Em casos de legendas, deve ser utilizado o tamanho 10. 

O espaçamento entre linhas também deve seguir a norma, o corpo de texto deve usar linhas de 1,5 cm e citações diretas podem usar linhas de 1 cm. 

Tabelas, Gráficos e Imagens 

A legenda desses elementos é indispensável e deve estar na parte superior, a parte inferior é reservada à fonte de informação. É de extrema importância que a legenda contenha o tipo e sequência numérica. 

Claro que, para todas essas normas serem aplicadas, é necessário o conhecimento básico em Word. Clique Aqui e conheça nosso curso de Word Básico que garante um certificado para aprimorar seu currículo, afinal, conhecimento é poder. Venha para a Intensiva Cursos! 

Recomendação de Curso