Norma Regulamentadora 33: segurança em espaços confinados

A NR 33 prevê a avaliação, monitoramento e reconhecimento dos espaços confinados, dessa forma, garantindo a saúde e a segurança dos trabalhadores desses locais.

O que é a NR 33?

A Norma Regulamentadora número 33 – Saúde e Segurança nos Trabalhos em Ambientes Confinados, tem o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e preservar a saúde física dos trabalhadores que operam em lugares confinados. A NR 33 visa estabelecer os requisitos para: 

  • Identificação de quais são os espaços confinados e as características;
  • Reconhecimento, análise, monitoramento e controle dos riscos existentes; 
  • Garantir a saúde e segurança dos funcionários que atuam direta ou indiretamente nesses locais.

O que é considerado espaço confinado?

São áreas ou locais que não são projetadas para a ocupação humana de forma contínua, que possui meios limitados de entrada e saída e pouca ventilação, que possa existir insuficiência de oxigênio. Como, por exemplo, tanques, silos de armazenagem, fornos, elevadores, secadores, galerias para canalização de água, entre outros.

Qual é o trabalho em um espaço confinado?

Os trabalhos realizados em locais confinados são: limpeza, manutenção, conserto, inspeção e construção. Entre todos os trabalhos realizados, o da construção é o que mais exige tempo em espaço confinado. Por isso, a NR 33 prevê que cada movimento nesses locais seja controlado.

Medidas de segurança

As medidas previstas pela norma regulamentadora para iniciar o trabalho em espaços confinados são: 

  • PET: Permissão de Entrada de Trabalho, é um documento que deve apresentar as medidas relacionadas a realização do trabalho no local. 
  • Sinalização e isolamento da área: é preciso deixar claro qual o tipo de trabalho que é realizado no local, para evitar a entrada de outros funcionários e prevenir acidentes. 
  • Equipamentos de ventilação e de resgate: para melhorar o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores. 

Equipamentos medidores de oxigênio: é muito importante que a equipe esteja com medidores do nível de oxigênio para saber se o local ainda continua seguro. 

Quais as responsabilidades do empregador

A Norma Regulamentadora 33 determina as responsabilidades do empregador nas atividades que são realizadas nos espaços confinados. Os pontos que precisam ser providenciados pelas empresas são: 

  • Indicar o responsável técnico pela norma; 
  • Identificar o espaço confinado; 
  • Identificar quais são os riscos de cada espaço; 
  • Implementar a gestão de segurança e saúde no trabalho; 
  • Garantir a capacitação continuada dos trabalhadores em relação aos riscos.

Aprenda mais sobre NR 33

Quer saber mais sobre a Norma Regulamentadora 33? Aqui, na Intensiva Cursos, temos o Curso de NR 33 com certificado, que tem o objetivo de auxiliar a interpretação da norma regulamentadora, esclarecendo seus conceitos e os aspectos de seus enunciados. Melhora a percepção e o entendimento da gestão e das boas técnicas de segurança nos trabalhos em espaços confinados, garantindo a manutenção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Clique aqui e garanta sua vaga no curso.