NR 5: o que é essa norma regulamentadora?

A Norma Regulamentadora número 5 trata sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e foi aprovada em 1978.

O que é a NR 5?

A Norma Regulamentadora 5 trata sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e estabelece os princípios de segurança das empresas. Busca padronizar as normas de segurança de toda a categoria e, além de proteger os trabalhadores, a norma tem o intuito de investigar irregularidades.

Objetivo da NR 5

A Norma Regulamentadora 5 tem o objetivo de prevenir que ocorram acidentes ou doenças em consequência do trabalho, de forma que precisa existir uma harmonia entre o trabalho e a preservação da vida e saúde do trabalhador. A NR 5 evita situações de risco que podem causar qualquer dano ao funcionário.

Qual a importância da Norma Regulamentadora 5?

A NR 5 tem a função de: 

  • Discutir a implementação de medidas de segurança no ambiente de trabalho; 
  • Ajudar a investigar acidentes na empresa ou no trajeto;
  • Orientar os funcionários sobre práticas de higiene e prevenção de doenças; 
  • Garantir que o ambiente de trabalho esteja limpo;
  • Fiscalizar locais insalubres e oferecer a proteção adequada para todos os funcionários; 
  • Realizar a SIPAT (Semana Interna de Acidentes) anualmente, para alertar toda a empresa sobre os riscos de acidentes e medidas de segurança; 
  • Investigar eventuais acidentes e propor soluções e medidas de segurança adequadas.

Exigências da Norma Regulamentadora 5 

A NR 5 determina as seguintes ações que as empresas precisam executar: 

  • Formar a CIPA; 
  • Realizar votações para a escolha dos representantes;
  • Designar o presidente; 
  • Oferecer treinamento aos membros da CIPA; 
  • Assegurar o cumprimento das atribuições da Norma Regulamentadora número 5.

A NR 5 determina as seguintes ações que as empresas precisam executar: 

Conheça a CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é o grupo da empresa responsável por instituir medidas de segurança aos funcionários durante a realização do trabalho. A CIPA possui 15 atribuições regidas pela NR 5, sendo algumas delas: 

  • Identificar as ameaças em todo o processo de trabalho e criar mapa de risco;
  • Verificar ambientes e condições de trabalho com o objetivo de encontrar possíveis riscos;
  • Divulgar aos trabalhadores informações sobre segurança e saúde no trabalho;
  • Discutir junto ao empregador os impactos de alterações no ambiente e no processo do trabalho na saúde e segurança dos colaboradores;
  • Solicitar a paralisação de máquina ou setor quando apresentar risco grave;
  • Incentivar o cumprimento das Normas Regulamentadoras e de acordos coletivos;
  • Investigar as causas de doenças e acidentes de trabalho e sugerir medidas de solução;
  • Analisar dados sobre questões que tenham interferido na segurança dos funcionários.

Concluindo

A Norma Regulamentadora número 5 foi instituída para organizar, padronizar e fiscalizar empresas de áreas diferentes, estabelecendo diretrizes de segurança e saúde aos funcionários. É obrigação das empresas que estão abrindo ou querendo expandir o negócio conhecer todos os normativos, dessa forma, tendo o controle de qualidade e segurança dos empregados. 

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