Os métodos de depilação e cuidados que todo profissional precisa saber

O profissional de depilação precisa conhecer os principais métodos e técnicas para remoção de pelos e as particularidades da pele de cada região do corpo. Assim como tomar todos os cuidados de higiene, ética quanto aos limites e privacidade do cliente e organização. Então, para começar, confira os principais métodos de depilação:

  1. Lâmina

A lâmina de barbear corta o pelo na base da haste, sem interferir na raiz e de forma indolor. Entretanto, os fios voltam a aparecer rapidamente e podem deixar um toque áspero, devido à ponta aguda formada pela lâmina nos pelos.

  1. Pinça

A retirada dos fios é de um em um e é feita pela raiz. É indicado para finalização e acabamento de pequenas áreas, como sobrancelhas.

  1. Depilação química

Método rápido e indolor, que consiste em um processo químico com loções e cremes que faz com que o pelo se parta próximo à raiz.

  1. Fotodepilação

A técnica pode ser com laser ou luz pulsada e ambos trazem um resultado prolongado e, em alguns casos, os pelos nem voltam a crescer.

  1. Cera

Um dos métodos mais conhecidos e usados, a depilação com ceras é higiênica, prática e remove os pelos pela raiz. A cera quente é indicada para áreas sensíveis e pelos grossos, pois o calor provoca uma leve dilatação dos poros, facilitando a retirada dos pelos. E a cera fria é indicada para pelos compridos em áreas resistentes, como braços e pernas. A cera fria também é indicada para pessoas com vasos sanguíneos superficiais que podem romper com o calor da cera quente.

  1. Sistema Roll-On

Remove os pelos utilizando refis de ceras roll-on em um aparelho aquecedor e lenços em fibra natural. O aquecimento serve apenas para tornar o produto mais fluido, por isso, a cera não deve ser aplicada diretamente na pele com o aparelho conectado à rede elétrica.

Você já conhecia esses métodos? Que tal aprender mais sobre eles e outras informações valiosas, como anatomia da pele e do pelo, doenças de pele mais comuns, técnicas, materiais e produtos utilizados nesses procedimentos? 

Confira o curso que preparamos para você! Seja um(a) depilador(a) profissional e cresça no ramo que está sempre em alta:

Lembre-se de sempre demonstrar respeito pelos clientes e seguir os principais cuidados e recomendações:

  • Estar com cabelos limpos e presos;
  • Ter unhas limpas;
  • Não usar anéis, relógios ou pulseiras durante os atendimentos, pois podem causar desconforto ao cliente;
  • Lavar as mãos com água e sabão antes e depois de cada atendimento;
  • Usar EPIs descartáveis (luvas, máscara cirúrgica e toca) durante o procedimento, a fim de evitar contaminações por micro-organismos;
  • Atender em local adequado e com privacidade;
  • Usar materiais descartáveis ou esterilizáveis;
  • Usar produtos descartáveis (não vai reaproveitar a cera, hein);
  • Ter equipamentos (maca, mesa ou carrinho) com superfície lisa e lavável e realizar a higienização adequada.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para receber mais informações que podem alavancar a sua vida profissional.