Por que fazer um curso de informática básica é essencial?

Qual aspecto da vida, principalmente acadêmica ou profissional, não está atrelada à internet e ao universo digital? Pouquíssimas, não é mesmo? Conhecer sobre as ferramentas e recursos básicos da informática acabou se tornando fundamental para diversas situações do nosso cotidiano, como para criar e editar textos no computador, reproduzir vídeos, usar algum navegador para pesquisar desde uma receita de bolo a uma vaga de emprego, instalar e rodar jogos e até mesmo usar atalhos (que estamos tão familiarizados que mal percebemos), como o famoso Ctrl+C e o Ctrl+V. 

O fato é que, para qualquer pessoa que tenha acesso a um computador e à internet, é quase impossível não ter algum conhecimento de informática, por menor que seja. Mas, então, por que é importante fazer um curso de informática básica? Bom, vamos por partes.

O que é informática básica em 2020?

O “básico” é um conceito temporal. Se considerar os anos 2000, o básico era saber enviar e-mails ou usar o falecido disquete (se você é jovem ainda, o disquete era um item de armazenamento de dados – antecedente ao pendrive – com capacidade de 720 KB e até 5,76 MB). Atualmente, o básico aborda muito mais aplicativos e softwares, além de compreender todo o contexto e universo tecnológico e suas integrações com a internet. 

Calma, falando assim pode parecer um bicho de sete cabeças, mas, justamente devido à convivência com a internet e aparelhos tecnológicos, muitas ferramentas são intuitivas e práticas; e sempre é possível contar com materiais de ensino acessíveis na rede.

Vantagem de ter um curso de informática básica

Sem o mínimo de informática, não é possível nem fazer um cadastro na Netflix. Ok, isso é uma situação bem básica. Mas imagine, por exemplo, no momento atual de pandemia, em que escolas e colégios estão com as aulas apenas online, sem presencial… O conteúdo, que antes era falado na sala de aula, agora precisa estar em documentos, PDFs, planilhas ou em vídeos. O professor que não se atualizou com a informática e tecnologias está, provavelmente, passando por dificuldades.

Conhecimento em informática deixou de ser um diferencial e tornou-se um requisito para o mercado de trabalho, onde quase tudo está inserido, de alguma forma, no meio digital e online. Por isso, ter um curso de informática atualizado no currículo pode influenciar na conquista de espaço no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação, visto que, com o avanço tecnológico, as empresas e trabalhos estão se modernizando e adotando tecnologias como forma de facilitar e agilizar os serviços.

Curso de informática básica

Não vá embora ainda. Agora que você sabe que pode garantir uma vaga de emprego graças aos conhecimentos de informática, vamos ao que interessa!

Um exemplo de curso online e disponível para realizar a qualquer hora está aqui, na Intensiva. Nele, é possível conferir um material produzido pensando em quem quer se inteirar sobre programas e recursos básicos do Windows, Word, Excel e até mesmo sobre ferramentas do Google. E, mais, no fim do curso, você recebe um certificado de Informática Básica! Quer saber mais? Conheça os nossos cursos:

Quer conferir mais conteúdos que podem alavancar a sua vida acadêmica, profissional e até mesmo pessoal? Continue acompanhando nosso blog! 😉