Profissionais de TI: a falta no mercado 

Atualmente, o Brasil é o 10° maior mercado no setor de tecnologia da informação (TI), de acordo com Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), é o líder na América Latina e responde por 40% do total, mas, mesmo com esses dados, a falta de profissionais nessa área é grande.

Falta de emprego e o mercado de TI

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, no primeiro semestre do ano de 2021, cerca de 14 milhões e 400 mil brasileiros estavam desempregados. Em contrapartida à falta de trabalho, o setor de tecnologia da informação vem enfrentando problemas para contratar funcionários. Segundo uma empresa de recrutamento, foram 344% novos postos para profissionais plenos de TI e 173% para juniores no primeiro semestre de 2021.

Carência de profissionais

O principal fator para a falta de profissionais é a ida deles para o mercado no exterior. Com a pandemia, a digitalização e a prática do trabalho remoto, muitos profissionais com mais experiência no setor de tecnologia da informação e que possuem conhecimento de outros idiomas passaram a ser desejados por empresas internacionais, isso foi visto já nos primeiros meses de pandemia. Dessa forma, poucas empresas no Brasil conseguem competir com as propostas de trabalho remoto oferecidas em outras moedas. 

TechDev Paraná

Nesse sentido, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), lançou, em 2020, o TechDev Paraná, para evitar a falta de profissionais no Estado. O projeto oferece aos participantes acesso às tendências mais recentes em tecnologia por meio de treinamentos de até mil alunos por região. 

O projeto criou pesquisas para mapear as vagas existentes e onde é recorrente a falta de trabalhadores, já as empresas participantes precisam responder um formulário sobre as formas de recrutamento e gestão de pessoas. 

Treinamentos corporativos

Para enfrentar a falta de profissionais especializados, as empresas também estão oferecendo a formação para colaboradores que já trabalham na instituição. As áreas que mais possuem treinamento são: computação em nuvem, análise de dados, robótica, inteligência artificial e informática avançada. Segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, os cursos e treinamentos internos se tornaram a estratégia mais utilizada  pelas empresas.

Oportunidade para você

A falta de profissionais na área da informação de tecnologia pode representar uma oportunidade para você ingressar no mercado de TI, conquistar espaço na área e construir uma carreira profissional. Mas, para isso acontecer, o primeiro passo é aprender sobre informática. Aqui, na Intensiva, temos alguns cursos que podem ajudar você a trilhar esse caminho. O curso de Informática Básica e Avançada foi desenvolvido para ensinar os conceitos básicos da informática, desde Word e Excel até a introdução às redes de computador. Clique aqui, conheça o curso e comece agora mesmo. Não perca essa oportunidade, garanta seu certificado.