Salve vidas: Conheça os Primeiros Socorros

Os primeiros socorros são  técnicas aplicadas nas vítimas que necessitam de ajuda imediata, seja por mal súbito ou acidentes. O seu principal objetivo é evitar a piora do quadro e manter os sinais vitais até a chegada de ajuda especializada.

Essas medidas de prevenção devem sempre respeitar as limitações da pessoa a ser atendida e visar o bem-estar da vítima até a chegada de socorro profissional. Sempre pense no melhor da vítima e só interfira em casos que dominem as técnicas a serem aplicadas.

Qual é a importância de aprender os primeiros socorros?

Muitas pessoas ainda não sabem como agir em situações de emergências ou qual a importância dos primeiros socorros. Antes de qualquer procedimento deve-se manter a calma, afastar curiosos, garantir que o serviço de emergência seja chamado e, só então, iniciar os procedimentos diretamente com a vítima. Claro que esses pontos são apenas o básico das medidas a serem tomadas e os próximos passos só devem ser realizados por pessoas que tenham o conhecimento sobre os primeiros socorros.

Pensando nisso, é importante salientar que, para praticar certas medidas, é necessário dominar todas as noções de primeiros socorros. Afinal, ao intervir na situação, o objetivo é sempre prezar pela melhora do quadro clínico e não por sua piora. Para cada emergência, existem variadas formas de abordar a vítima. Em casos de desmaio, infarto, queimaduras e engasgo, os primeiros socorros são indispensáveis e devem ser realizados com muito cuidado até a chegada de ajuda profissional.

Por exemplo, quando uma pessoa sofre alguma queimadura, existem medidas específicas a serem tomadas, como colocar a queimadura em água fria ou compressas úmidas.  

Cuide do próximo

oloque a saúde da vítima sempre no topo, saiba em quais momentos intervir e em quais sua ajuda será útil. Com os conhecimentos necessários, sua ajuda é sempre bem-vinda. Dessa forma, cursos de primeiros socorros devem tratar sobre diversas questões, como segurança e proteção individual, emergências traumáticas, imobilizações, queimaduras, trauma ocular e nasal, intoxicações e envenenamento, hemorragias, desmaio, hipotermia e hipertermia, reanimação cardio respiratória, parada respiratória, obstrução de vias  aéreas, emergências obstétricas e entre outros. Ao receber todo esse conhecimento, sua ajuda será sempre bem-vinda e acompanhada de muita responsabilidade, além disso, um certificado de comprovação de suas técnicas básicas em primeiros socorros trará destaque e disposição pelo melhor do próximo. 

Aqui, na Intensiva Cursos, oferecemos os melhores cursos para cuidar de sua saúde e da saúde do próximo, zelamos sempre pelo aprendizado completo e responsabilidade dos nossos alunos. Clique Aqui e saiba mais sobre o Curso de Primeiro Socorros.

Gostou? Continue acompanhando nossos conteúdos e conheça mais sobre nossos cursos para os melhores aprendizados.   

Recomendação de Curso