Desde sua popularização, o blog foi usado como um diário online para uma comunicação mais pessoal (aposto que você já teve ou conhece alguém que tinha um blog com textos, histórias e pensamentos pessoais) e, sendo assim, não era visto como uma ferramenta útil para as empresas.
As empresas ainda se questionam se ter um blog é mesmo necessário para o negócio e, geralmente, isso acontece por considerar que o segmento em que atuam não é compatível com um blog, por acreditar que desenvolver e manter um blog requer alto investimento ou por desconhecer os benefícios que o blog pode trazer para a empresa.
Mas, então, quais são os benefícios?
1) Blog é dinâmico e permite diversos assuntos
Para um texto ser considerado um blogpost, é necessário que tenha ao menos 500 palavras. Agora, se considerar que uma empresa vende um produto específico, pode ser difícil produzir conteúdos amplos sobre o mesmo assunto. E, convenhamos, um texto que fala apenas sobre questões técnicas pode ser chato e massante.
Mas calma, o blog permite que você expanda os horizontes, pois é possível abordar assuntos que não estão diretamente relacionados ao produto ou à marca. Por exemplo, uma empresa de alimentos integrais permite estimular indiretamente a demanda por seus produtos ao produzir conteúdos sobre receitas, benefícios para a saúde, comparativo com alimentos massa branca etc. Ou, ainda como exemplo, um site de cursos livres e profissionalizantes pode abordar a importância do conhecimento para pessoas, empresas e áreas específicas. 😉
Além disso, um blog é dinâmico e interativo, pois permite o uso de imagens, vídeos, links e é totalmente personalizável, com vários formatos e opções para deixá-lo com a cara da marca!
2) Blog gera autoridade
Ao produzir conteúdos sobre o seu produto, serviço, área de atuação e assuntos que abrangem o seu mercado, demonstra que entende do assunto e gera credibilidade para a sua empresa, o que ajuda a conquistar autoridade e clientes.
3) Um bom blog te ajuda a aparecer na busca do Google
Onde uma pessoa busca quando precisa de um produto ou serviço? Google! Por isso, ter sua empresa aparecendo nas pesquisas é fundamental para conquistar novos clientes. O algoritmo que possibilita isso é o Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Mecanismo de Busca, que consiste em uma junção de critérios que avaliam os conteúdos do blog. Quanto melhor avaliado, melhor a posição no Google!
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4) Conteúdos de blog não têm data de validade
Como dito anteriormente, as postagens no blog devem ter periodicidade, mas, mesmo que você fique um tempo sem produzir conteúdo, os artigos (com assuntos atemporais) podem continuar gerando resultados. O blog continua no ar e mantém a autoridade no Google.
Diferentemente, por exemplo, do Facebook, um conteúdo postado no blog pode ser encontrado e consumido em qualquer momento e, ainda, ter a mesma eficácia sobre o público.
5) Criar e gerenciar um blog não querer alto investimento
Se você possui uma empresa de pequeno ou médio porte, não precisa contratar uma equipe de TI para criar um blog. Atualmente, existem os chamados CMS (content management systems ou sistemas de gerenciamento de conteúdo), que são plataformas que permitem a construção de um site de forma simplificada.
O CMS mais usado é o WordPress, que ganhou popularidade por oferecer uma plataforma completa para blog e que está sempre se atualizando, aprimorando e gerando resultados positivos. Quer saber como usar essa plataforma, criar o blog da sua empresa e alavancar a sua marca? Então, confira o curso completo que preparamos para você! 👇
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