Atendimento ao cliente: dicas para atender bem

Saber atender um cliente é o mais importante em qualquer comércio, seja online ou físico, afinal, é o cliente quem faz a empresa seguir. Então, aprenda algumas dicas de como ter um atendimento de qualidade.

Atender bem o cliente é o primeiro passo para seguir em uma empresa, é o cliente quem faz a empresa progredir, ele faz a “propaganda” da loja. E entender como fazer o atendimento dos consumidores irá trazer diversos benefícios para o seu negócio.

O que é um bom atendimento ao cliente?

Atendimento bom ao cliente não quer dizer apenas tratar bem o consumidor, mas criar um relacionamento de confiança com o público. Segundo uma pesquisa, os clientes se sentem valorizados quando a empresa apresenta ofertas de produtos bons e quando os funcionários são atenciosos e possuem atendimento rápido. 

E o cliente deve se sentir: 

  • Especial e importante; 
  • Respeitado, acolhido, valorizado e ouvido; 
  • Motivado a falar bem para outras pessoas, fazendo crescer o público consumidor; 
  • Vontade de voltar a loja para compras futuras. 

Quando o cliente é bem atendido, isso não garante apenas a satisfação dele, mas também a fidelidade. Um bom atendimento aumenta a probabilidade do consumidor voltar ao estabelecimento.

Qual a importância de atender bem o consumidor?

Quando o consumidor é bem atendido, ele se sente valorizado e respeitado, isso aumenta a sua satisfação com a empresa, além de fazer ele se sentir mais seguro em ter a certeza que pode voltar a comprar na loja. 

Clientes satisfeitos promovem a divulgação da marca ou loja, isso traz resultados positivos de vendas, afinal, nada melhor que uma propaganda de alguém que comprou e saiu satisfeito da loja, né? 

Dessa forma, a importância de tratar bem um cliente é tornar ele fiel à empresa e passar isso para o restante do público, trazendo mais consumidores para a loja. 

E como atender bem um cliente?

Depois de saber a importância de um bom atendimento, aqui vão algumas formas para realizá-lo, seja no ambiente online, físico e até mesmo por telefone. Confira: 

Cliente presencial 

  • Seja educado: parece lógico, né? Mas nem sempre os vendedores mantêm essa postura nos estabelecimentos comerciais. Por conta da correria do dia a dia, os vendedores esquecem que o tratamento é o que ganha o cliente, por isso, se mostre sempre receptivo e mantenha um diálogo com o consumidor. 
  • Seja rápido e eficiente: procure atender os clientes de forma rápida, a sensação de ser esquecido pode fazer com que o consumidor saia da loja sem comprar nada. 
  • Deixe o cliente à vontade: escute com atenção o que o cliente busca, deixe ele escolher o que quer provar ou ver. 

Cliente online 

  • Respostas rápidas: no atendimento online, procure sempre oferecer respostas rápidas aos clientes, o atendimento online tem a função de ser mais ágil. 
  • Atendimento proativo: no online, os consumidores esperam que as empresas solucionem o problema ou tirem as dúvidas que surgem. 
  • Atendimento com proximidade: os clientes prezam por uma comunicação mais próxima com a empresa, nada de superficial ou mensagens padronizadas. 

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