Como aprender informática básica: saiba o que é necessário para melhorar suas habilidades

Como aprender informática básica: saiba o que é necessário para melhorar suas habilidades

Está em dúvida sobre como aprender informática básica nos dias de hoje? Então acompanhe este conteúdo da Intensiva Cursos e confira um passo a passo para melhorar seu aprendizado!

O mundo está cada vez mais tecnológico e a todo momento surgem novos programas, softwares, aparelhos tecnológicos, inteligência artificial e outras ferramentas incríveis que podem ser usadas para o nosso benefício.

O mercado de trabalho tende a precisar cada vez mais de pessoas qualificadas para as vagas e aprender informática básica é o primeiro passo para não ficar para trás.

Uma pesquisa do ManpowerGroup apontou que a escassez de mão de obra qualificada no Brasil atingiu 81% em 2022.

Por isso, aprender sobre tecnologia é uma questão de estratégia e investimento em si próprio. Veja como aprender informática básica e saiba mais sobre o assunto!

O que é informática?

Informática não é apenas um conjunto de tecnologias e recursos digitais, mas uma disciplina que transformou a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos uns com os outros.

Em termos simples, ela está relacionada ao uso de computadores e dispositivos eletrônicos para processar informações, criar e armazenar dados, realizar cálculos, automatizar processos e compartilhar conteúdo. 

A informática está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia, desde o uso de smartphones até o gerenciamento de bancos de dados em grandes empresas. 

É uma área incrivelmente dinâmica e em constante evolução, e sua importância só tende a aumentar no futuro.

Porque é importante aprender informática?

A informática é uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho atual. O domínio de computadores e tecnologia é uma necessidade básica para grande parte dos empregos.

Hoje, a maioria das pessoas tem um celular e sabe utilizá-lo para coisas básicas, mas a informática vai muito além disso.

Entender de Word, Excel e saber os comandos básicos para dominar o Windows, por exemplo, já pode colocar você na frente de muitos outros profissionais do mercado na disputa por uma vaga de emprego.

Desde o envio de e-mails até a criação de bancos de dados, a tecnologia é parte integrante da maioria das empresas e, por isso, dominar as ferramentas de informática é crucial para o sucesso em grande parte das profissões

Além disso, com o mundo cada vez mais conectado, ser capaz de se comunicar e colaborar virtualmente é uma habilidade valiosa, como vimos anteriormente segundo pesquisa do ManpowerGroup.

Entender como aprender informática básica não apenas ajuda a alcançar o sucesso profissional e lidar com tarefas diárias com mais facilidade, mas também a se manter atualizado sobre o mundo em constante evolução ao nosso redor.

Qual é o objetivo de aprender informática básica?

Qual é o objetivo de aprender informática básica?

1. Compreender um software e sistema operacional

O sistema operacional de um computador é o permite que você abra um aplicativo de música ou opte por criar um documento de texto, por exemplo.

Ao compreender como o software de um computador funciona, você consegue usar os recursos dele com muito mais facilidade, o que aumenta a produtividade e reduz o tempo que você leva para fazer várias tarefas.

Basicamente, é a forma como você “conversa” com o PC e passa a falar a mesma linguagem que ele.

Alguns dos sistemas operacionais mais comuns que existem são o Windows, o Mac e o Linux, mas eles possuem formas de funcionamento bastante parecidas e fáceis de utilizar.

2. Navegar na internet com facilidade 

Se você está buscando saber como aprender informática básica, precisa saber como navegar na internet com facilidade.

Afinal, mesmo com a internet estando ao alcance das mãos, algumas tarefas não são tão claras e intuitivas, não é mesmo?

Mas uma vez que você domina o que precisa ser feito, as tarefas se tornam automáticas e a sua agilidade aumenta. 

3. Aprender a salvar os seus dados e documentos

Se você quer escrever um texto, por exemplo, basta digitar através do teclado dentro do documento.

Mas como abrir, salvar, negritar, inserir imagens, criar pastas e organizar arquivos, por exemplo? 

Tudo o que falamos até agora é básico e essencial para poder passar para alguns conhecimentos um pouco mais avançados, como por exemplo:

  • aprender a fazer backup dos seus documentos;
  • entender e aplicar conhecimentos sobre segurança da informação;
  • instalar e desinstalar sistemas e programas e assim por diante.

4. Realizar a manutenção básica do seu computador

Uma navegação rápida e segura é essencial para qualquer uso de um sistema operacional, por isso, é preciso manter os cuidados do computador em dia. 

Limpar os arquivos desnecessários, que são gerados pelos programas utilizados é uma desses cuidados, por exemplo, assim como a instalação de um antivírus, que mantenha o computador livre de malwares.

Como aprender informática básica sozinho?

Como aprender informática básica sozinho?

Agora que você já viu a relevância de entender mais sobre tecnologia, o mais importante é saber como aprender informática básica sozinho.

Uma das formas, é por meio de conteúdos no YouTube e até mesmo por pesquisas no Google. Isso pode ser feito pelo celular e de forma gratuita.

No entanto, vale considerar dois pontos principais:

  • o material não está preparado para você e sim solto na internet; cabe a cada um fazer um programa de aulas de informática básica, para poder passar por todos os conteúdos necessários;
  • caso surja alguma dúvida, você mesmo deve realizar outras pesquisas na internet para poder solucioná-la, já que não há um professor sobre o assunto.

Outra maneira de aprender é através de um curso completo, como mostraremos abaixo.

O curso de informática mais completo da Internet: conheça a Intensiva!

A Intensiva Cursos possui um curso de informática reconhecido em todo o Brasil e mais de 70 mil alunos já passaram por aqui.

O conteúdo disponível é preparado de forma a facilitar o acesso e o aprendizado, e possui certificado com carga horária de 60 horas.

Isso porque, além de aprender tudo o que comentamos sobre internet básica, o curso vai do básico ao avançado e você sai com muito mais chance de ter uma colocação no mercado de trabalho.

Melhore o seu currículo com o Curso de Informática Básica e Avançada com Certificado da Intensiva! Conheça mais detalhes agora mesmo!

Conclusão

Agora você já sabe como aprender informática básica para aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho.

Com um mundo cada vez mais conectado, o estudo é a porta de entrada para o sucesso e ela está aberta para você neste momento!

Não deixe essa oportunidade passar e venha agora mesmo para a Intensiva!

Deixe um comentário