Como conseguir Certificado de Horas Complementares para a Faculdade

COMO CONSEGUIR CERTIFICADO DE HORAS COMPLEMENTARES PARA FACULDADE

Com a atualização na grade de muitos cursos em todo o Brasil, algumas pessoas têm se encontrado na correria de conseguir horas complementares a fim de concluir o curso. Essas, nem sempre são aceitas por N motivos, e por isso, fizemos esse post ensinando como conseguir as horas necessárias ao seu curso.

Quase todos os cursos de graduação pedem uma determinada carga horária de atividades complementares. Segundo o portal do MEC, essas atividades possuem a finalidade de aprimorar o ensino e a aprendizagem do aluno, tornando-o muito mais útil à sociedade e a trama de trabalho em que se insere.

Esse tipo de conhecimento é conseguido nos mais variados eventos que podem ocorrer em sua cidade ou noutros estados. Vale à pena também citar a relevância desse tipo de certificado no seu Lattes, quando de teor nacional ou internacional, mas imaginamos ser tema para um outro texto.

E aí, vamos ver como conseguir todas as suas horas complementares sem maiores problemas? Veja só!

EVENTOS QUE DÃO CERTIFICADOS DE HORAS

O ideal é sempre não deixar pra última hora, então se está num curso superior, já fique de olho nesses eventos mais abaixo e aproveite as oportunidades de encher suas horas rapidinho.

  1. PALESTRAS: Costumeiramente ocorrem na universidade mesmo e são extremamente frequentes. Mesmo dando poucas horas complementares, as palestras ajudam a completar essa extensa lista de atividades. Procure as relacionadas aos assuntos de seu curso, assim fica ainda mais fácil se interessas pelo tema falado ali, além de economizar uma grana ao invés de pagar eventos;
  2. ESTÁGIO REMUNERADO: Não somente servindo para ajudar naquela vida de estudante com um dinheiro extra, mas também para ganhar experiência e sabedoria reconhecida pelo MEC. No caso do obrigatório ele já faz parte da grade e portanto não contabiliza horas complementares;
  3. TRABALHOS VOLUNTÁRIOS: Ajudar pessoas e bichinhos costuma nos trazer boas energias e um bom karma, e por incrível que pareça, horas complementares também! É possível conseguir algumas boas horas com isso, procure ONGs em sua cidade e região para fazer uma boa ação e ainda ganhar certificado por isso;
  4. CURSOS ONLINE OU PRESENCIAIS: Pensando em fazer um curso para conseguir horas extra? Não importa se online ou presenciais, fazer cursos é uma das atividades que mais lhe dará horas, e a depender da sua graduação, um único já poderá ser suficiente. Algumas universidades aceitam até mesmo cursos de inglês e informática. O diferencial dos cursos online é que podemos fazer todo o curso direto de nossas casas e por um preço bacana! Procure saber mais aqui no nosso site e não perca essa oportunidade;
  5. PESQUISAS: Entrar para o mundo das pesquisas e estudos de caso é um caminho sem volta para muitas pessoas que acabam por se apaixonar e entrar para o mundo acadêmico de vez. Trazer respostas para o inexplorado, melhorar o que existe e ainda ser reconhecido pelo tempo passado ali é um barato, por isso as horas que se passa na pesquisa são completamente reconhecidas como horas de extensão e podem ser retiradas do seu limite de horas complementares.

Procure sempre associar os eventos e atividades das quais participa em algo interessante e especial para a sua carreira. Isso fará com que você possa estar sempre caminhando rumo ao futuro do exercício de sua profissão, seja no mercado de trabalho normal, ou na carreira acadêmica!

Se quiser conseguir essas sonhadas horas através de cursos online, não esqueça de procurar mais detalhes sobre a infinidade de títulos que fornecemos em nosso portal, tudo com excelente didática, reconhecidos professores e um valor super acessível.

Crédito da imagem: Freepik

Leia também: