Tudo sobre a NR-10: Guia completo para segurança em instalações elétricas

curso nr 10

Preparamos um guia completo para saber tudo sobre a NR-10, para que serve, como funciona o curso e o certificado, dentre outras questões. Confira!

A Norma Regulamentadora 10 (NR-10) foi criada com o objetivo de estabelecer os requisitos mínimos para a segurança em instalações elétricas. 

Ela é aplicada em todos os locais de trabalho em que existam instalações elétricas, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. 

Nós sabemos que os riscos de trabalhar com eletricidade são indiscutíveis, mas existem maneiras de garantir um trabalho mais seguro, de forma a prevenir acidentes e assegurar mais saúde aos trabalhadores.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre a NR-10, como cumpri-la e como garantir a segurança de todos os envolvidos.

O que é a NR-10?

A NR-10 é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que estabelece as diretrizes para a segurança em instalações elétricas. 

Ela foi criada para garantir que todos os profissionais envolvidos com esse tipo de trabalho tenham conhecimento adequado sobre os riscos envolvidos e as medidas de segurança necessárias para minimizá-los.

Regulamentada pelo Ministério do Trabalho em 1978, a norma passou por diferentes reformas, sendo uma das principais em 2004.

Leia também: Como seguir as Normas Regulamentadoras do MTE e otimizar o seu Negócio

Quais os principais riscos do trabalho com instalações elétricas?

homem trabalhando com instalação elétrica. Saiba a importância da nr 10

Choque elétrico

O principal risco é, de fato, o choque elétrico. Basicamente, o choque é uma reação do corpo ao entrar em contato com um fluxo de corrente elétrica.

As sensações podem variar de uma leve sensação de formigamento, passando por agressivas contrações musculares. 

Se muito forte, pode causar arritmia cardíaca e danos aos tecidos do corpo humano, como queimaduras, por exemplo.

Também podem ocorrer convulsões devido ao contato com a corrente elétrica.

Arcos elétricos e campos eletromagnéticos 

Ambos estão descritos na norma e podem se formar em diferentes situações podendo provocar graves sequelas e acidentes.

Quedas

A queda é um risco indireto que pode ocorrer quando o trabalho é realizado em alturas (NR-35), como escadas, andaimes, etc.

Se houver choque elétrico, o trabalhador pode ser jogado devido à reação física do corpo.

Incêndio

Curtos-circuitos e sobrecargas acontecem quando há falhas nas instalações elétricas, podendo gerar riscos de explosões e incêndios.

Quais as exigências da NR10?

Medidas de prevenção 

Diz respeito à segurança dos projetos durante as suas diferentes fases, como construção, montagem, operação e manutenção.

Além disso, estabelece medidas de segurança, como sinalização e planejamento dos procedimentos de trabalho.

Gestão de riscos

Outro ponto tratado pela norma é a gestão de riscos, que diz respeito à segurança em instalações desenergizadas, energizadas e situações envolvendo alta tensão.

A norma também trata da capacitação dos colaboradores e autorização de trabalhadores capacitados, ponto importante para aprender tudo sobre NR-10. 

Controle de danos

Por fim, a norma trata do controle de danos, situações de incêndio e explosões, além de como agir em situações de emergência.

Qual a importância da NR10?

nr 10 curso

A NR-10 é extremamente importante para trabalhadores da área, pois ela promove a valorização da vida e garante mais segurança nas rotinas de trabalho que envolvem eletricidade.

Isso acontece, pois ela estabelece medidas de proteção coletiva e individual necessárias, procedimentos de trabalho seguros, necessidade de treinamento e capacitação a todos os envolvidos.

A norma também:

  • reduz o número de acidentes de trabalho e mortes associadas a eles;
  • oferece melhores condições de trabalho, pois torna a capacitação obrigatória e as empresas mais preparadas para receber seus colaboradores com proteção.

A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, a Abracopel, realizou uma pesquisa para investigar a percepção de segurança em relação à eletricidade dos trabalhadores brasileiros.

Cabe destacar que grande parte dos participantes são eletricistas, técnicos e engenheiros que possuem trabalhos relacionados à eletricidade.

Na pesquisa, mais de 71% dos trabalhadores declararam se sentir parcial ou totalmente seguros. 

No entanto, quando questionados sobre a melhora da segurança do trabalho referente aos riscos elétricos, cerca de 43% responderam que havia oportunidade de melhora.

As respostas são um pouco contraditórias e mostram, segundo a Abracopel, o desconhecimento dos trabalhadores em relação à identificação, avaliação e controle dos riscos inerentes aos serviços em eletricidade, o que evidencia ainda mais a importância de conhecer tudo sobre a NR-10.

A quais categorias empresariais a NR-10 se destina?

A NR-10 se destina a todas as categorias empresariais que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade. Além disso, ela deve ser aplicada em todas as fases da energia elétrica: geração, transmissão, distribuição e consumo.

Isso significa que a norma não é voltada apenas para serviços de eletricidade, como por exemplo, para trabalhadores de concessionárias de energia elétrica, mas também para áreas relacionadas indiretamente.

A construção civil, por exemplo, é uma área cuja atividade principal não está relacionada à eletricidade, mas ela também precisa seguir as normas da NR-10, para garantir a segurança de todos os colaboradores.

Ela se aplica também a profissionais que trabalham com outros tipos de energia, além da convencional, como a geração de energia fotovoltaica e a geração de energia eólica.

O curso de NR10 é obrigatório?

Sim, é obrigatório. Tão importante quanto saber o que é a NR-10 é o curso de NR-10.

Somente com a capacitação é possível aprender tudo sobre NR-10 em detalhes e garantir um trabalho mais seguro, dentro da lei e com menos risco à vida.

Quais são os requisitos da NR-10?

A NR-10 estabelece alguns requisitos básicos para a segurança em instalações elétricas. Entre eles, estão:

  • utilização de equipamentos de proteção individual para proteger os profissionais envolvidos no trabalho;
  • realização de treinamentos para os profissionais envolvidos no trabalho;
  • realização de inspeções periódicas nas instalações elétricas;
  • identificação de todas as partes da instalação elétrica;
  • utilização de materiais e equipamentos aprovados pelo INMETRO;
  • elaboração de um programa de manutenção preventiva;
  • elaboração de um plano de emergência para casos de acidentes.

Como funciona o treinamento para NR-10?

O treinamento é uma exigência para trabalhadores da área elétrica e deve ter uma carga horária mínima de 40 horas e validade de dois anos. Com ele você aprende tudo sobre a NR-10.

Ele deve ser ministrado por um profissional habilitado e deve abranger ensinamentos de elétrica, mas também sobre segurança e socorros.

Além de um ambiente mais seguro, a capacitação proporciona aumento da produtividade, mão de obra qualificada e o fortalecimento da empresa.

Leia também: Como implementar a NR 12: Dicas para melhorar a segurança no trabalho

De quanto em quanto tempo o treinamento deve ocorrer?

Passada a validade do curso inicial, existe um sistema de reciclagem que deve ser feito de forma recorrente a cada dois anos.

Além disso, algumas situações também tornam obrigatório um novo treinamento de NR-10. São elas:

  • a mudança de empresa ou função dentro da mesma empresa;
  • retorno após um período de inatividade, independente do motivo;
  • alterações de métodos e processos elétricos dentro da empresa.

Como cumprir a NR-10?

Para entender e cumprir tudo sobre a NR-10, é necessário que todos os profissionais envolvidos no trabalho tenham conhecimento adequado sobre os riscos envolvidos e as medidas de segurança necessárias para minimizá-los. 

Além disso, todos os equipamentos e materiais utilizados devem ser aprovados pelo INMETRO e inspeções periódicas devem ser realizadas nas instalações elétricas. 

A empresa deve ainda elaborar um programa de manutenção preventiva e um plano de emergência para casos de acidentes.

Quer entender mais sobre a NR-10? Conheça o curso com certificado da Intensiva!

O Curso de NR-10 da Intensiva aborda todos os aspectos de segurança da norma e trata de todos os tópicos que são exigência por lei.

Mais importante que isso, o curso da Intensiva desperta o interesse do aluno para continuar assistindo, afinal, não é porque é obrigatório que precisa ser chato, não é mesmo?

Este é o principal diferencial do curso da nossa plataforma para os outros que você encontra por aí.

A forma didática que a gente escolheu passar os conteúdos tem tudo a ver com a sua segurança, pois são 40 horas de aprendizados essenciais para proteger o seu bem mais precioso: a vida!

Com o curso da Intensiva você aprende tudo sobre NR-10!

Comece agora mesmo seu curso com certificado!

Conclusão

A NR-10 é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que estabelece as diretrizes para a segurança em instalações elétricas. 

Para cumpri-la, é necessário conhecimento adequado sobre os riscos envolvidos, medidas de segurança equipamentos dentro da lei, manutenção preventiva e um plano de emergência.

Quer começar a aprender tudo sobre a NR-10 ainda hoje?

Matricule-se em um de nossos Cursos de NR-10 e comece a estudar agora mesmo.

Leia também: NR 10 SEP: O papel da segurança elétrica na prevenção de acidentes de trabalho