Como se tornar um bom vendedor 

Tratar bem os clientes é o primeiro passo para se tornar um bom vendedor, mas só isso não garante o seu sucesso nas vendas.

Se tornar um bom vendedor não é tarefa fácil, oferecer produtos, auxiliar na escolha e até mesmo convencer o cliente em uma compra demanda empenho e paciência do vendedor. Por isso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a trabalhar com o público e ser lembrado com carinho pelos clientes. Acompanhe a seguir. 

1 – Paixão pelo que faz 

Você precisa gostar do que faz, pessoas que têm amor pela profissão trabalham melhor e são mais felizes com o trabalho. Isso facilita muito ter sucesso e reconhecimento no meio, além de beneficiar os clientes com um atendimento de qualidade. 

2 – Trabalhe com entusiasmo 

Sorriso no rosto e bom humor são essenciais para os clientes gostarem de você, demonstrar que está empolgado com a venda faz com que o cliente se sinta mais à vontade e acolhido pela loja. Por isso, seja educado, gentil e simpático e demonstre satisfação em atender. 

3 – Escute os clientes 

Ouvir é sempre importante. Como você pode ajudar alguém se você não parar para escutar? É ouvindo o cliente que você vai entender a necessidade dele e, então, poderá oferecer ajuda. 

4 – Esteja sempre à disposição 

Explique para o cliente que ele pode contar com você, mostre que está disposto a ajudar e atender no que ele precisar. Se ele precisar de um modelo diferente, ajude-o a encontrar o que procura, mostre que você está pronto para auxiliá-lo.

5 – Confio em você e no seu trabalho 

Você precisa acreditar no seu trabalho e entender a importância que você possui e que o seu trabalho é primordial para ajudar as pessoas a realizar as compras. Seja confiante e tenha na ponta da língua todos os motivos pelos quais seu trabalho importa. 

6 – Conheça o que você vende 

É de extrema importância você saber o que está vendendo, esteja preparado para responder qualquer tipo de pergunta sobre o produto, como composição, funcionalidade, serventia, diferencial. O cliente vai querer saber cada detalhe e você precisa convencê-lo a comprar, por isso, estude sobre o seu produto. 

7 – Não desista 

Se o cliente não realizar a compra, não desanime, outros clientes irão aparecer e você irá vender. Não insista se ele não quiser, porque, se você ficar insistindo muito, pode ser confundindo com um vendedor chato, e isso não é legal, né?

8 – Faça o seu melhor 

Você precisa oferecer o seu melhor, faça sempre o que estiver ao seu alcance para promover a melhor experiência possível para o seu cliente, isso gera confiança e ele sempre buscará pelo seu atendimento. 

9 – Seja honesto 

Não minta para o seu cliente apenas para ele fazer a compra, além de antiético, isso não irá fazer de você um bom vendedor. Não esconda nenhum detalhe sobre o produto, a operação ou pagamento, seu cliente merece ser informado de tudo. 

10 – Respeite seu cliente 

Nem todo cliente é fácil de lidar, mas, independente de qualquer situação, você precisa manter o respeito e ser gentil e amigável. São essas atitudes que têm o poder de definir o seu atendimento e resultam em uma conclusão positiva para o seu trabalho. 

11 – Invista em cursos 

Cursos de como ter um bom atendimento podem te ajudar a trabalhar melhor e ser um bom vendedor, invista em cursos rápidos que irão te beneficiar. 

E aqui, na Intensiva, temos o curso de Atendimento ao Cliente, que aborda os seguintes temas: 

  • Princípios fundamentais para um bom atendimento; 
  • Inteligência emocional; 
  • O que é qualidade e seus tipos; 
  • Comunicação verbal e escrita; 
  • A necessidade de atenção na satisfação dos clientes, entre outros. 

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