Desligan frêzer a noche!? Saiba mais sobre os perigos da Intoxição Alimentar

Se você não estava passando férias no Alasca nos últimos dias, você provavelmente viu rodando por aí o meme do Chef Eric Jacquin que estourou nas redes sociais após o mesmo descobrir que o participante de uma das edições do seu reality “Pesadelo na Cozinha” desligava o freezer de carnes em um período do dia, por isso, viemos aqui hoje falar sobre os perigos da intoxicação alimentar e os cuidados essenciais no armazenamento e manipulação de alimentos.

O perigo também mora em casa, sabia? Pelo menos no que se refere às refeições!
Um estudo da Secretaria de Estado da Saúde aponta que 27% (ou quase um em cada três) surtos de intoxicação alimentar registrados no Estado de São Paulo estão relacionados ao consumo de alimentos preparados nas residências.

Com a proximidade do Natal e Ano Novo, preparamos uma série de dicas para auxiliar no preparo e manipulação de alimentos que serão consumidos durante as festas.
Em períodos com temperaturas mais elevadas, os cuidados ao armazenar produtos perecíveis precisam ser redobrados. No verão, os riscos de contaminação dos alimentos são maiores e, consequentemente, os problemas de saúde, como intoxicações alimentares, também aumentam.
É importante manter os alimentos refrigerados em uma temperatura de até 5ºC. Entre os que precisam de mais atenção estão os chamados alimentos frescos como carnes, produtos lácteos, queijos, enfim, tudo o que for perecível merece mais cuidado.

Dicas para comprar e preparar alimentos

. Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos;
. No Verão, prefira alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e legumes;
. Certifique-se de que alimentos vendidos na praia estão bem cozidos ou assados;
. Na hora de descongelar alimentos, use preferencialmente o micro-ondas ou a geladeira. Não descongele em temperatura ambiente;
. Tome cuidado com alimentos com ovos como maionese e cremes. Após o preparo eles devem ser mantidos refrigerados;
. Fique atento com as embalagens. Não compre se estiverem perfuradas, sujas, amassadas, estufadas ou trincadas;
. Antes de comprar qualquer alimento, confira sempre a data de validade.
. Cozinhar, assar ou fritar muito bem as carnes bovinas, suínas, aves, peixes, ovos ou outros produtos de origem animal. O interior do alimento deve estar suficientemente aquecido e cozido para se matar as bactérias ou outros microorganismos.
. Separar os alimentos durante sua preparação. Separar aqueles que já foram lavados e desinfetados dos que ainda serão preparados. Não utilizar a mesma faca durante a preparação dos alimentos, e sempre higienizá-la com água e sabão antes de tocar cada alimento.
. Não misturar os diferentes alimentos na pia enquanto os preparar e sempre higienizar as mãos, os utensílios e a superfície da pia, com água e sabão, a cada preparo de alimento.
. Lave bem frutas e verduras com água potável/tratada e depois as higienize com hipoclorito de sódio ou água sanitária (siga as instruções no rótulo ou bula do produto). Vinagre doméstico não mata os microrganismos, ajuda apenas a despregar sujeiras.

Com esses cuidados todos podem curtir as férias com muitas saúde e bem estar.

Deixe um comentário