Entenda porque um eletricista precisa de curso de NR10

Entenda porque um eletricista precisa de curso de NR10

A norma NR10 é um conjunto de diretrizes de seguranças pré-estipuladas para qualquer pessoa que decida desempenhar a função de eletricista. Esse tipo de norma existe nas mais diversas áreas, principalmente das que têm como uma de suas principais atribuições o trabalho com aparelhos e materiais perigosos, que podem colocar a vida ou bem-estar do trabalhador em perigo. Porém, entre os eletricistas e muitos de seus contratantes, existe uma dúvida constante: é necessário fazer o curso NR10?

Assim como diversas outras similares, a NR10 foi planejada para garantir a segurança de todos que trabalham, direta ou indiretamente, com eletricidade. Por isso, a norma é uma fase muito importante do treinamento profissional, uma vez que prepara o eletricista para manusear todo tipo de material perigoso, assim como faz com que ele trabalhe em segurança e mantenha todos a sua volta também seguros.

Para que o profissional possa desempenhar a função de trabalhar com equipamentos e procedimentos envolvendo eletricidade, ele é, por lei, obrigado a fazer a NR10. Afinal, é fundamental para a segurança do eletricista e dos envolvidos que o profissional conheça e entenda as diretrizes de segurança da Norma. Então, não tem como escapar.

Para realizar serviços que incluem o manuseio de equipamentos perigosos, o eletricista precisa de uma autorização formal da empresa. Essa autorização, por vez, deve ser oficializada e registrada pela empresa, para que o funcionário fique completamente protegido em caso de qualquer acidente. Já essa autorização só pode ser concedida depois do profissional passar por um treinamento sobre as medidas de segurança.

Mesmo sendo um processo e uma burocracia a mais para ser enfrentada, a NR10 é de extrema importância e pode ser a diferença entre um trabalho seguro e um acidente grave. A grande maioria de outros serviços envolvendo o manuseio de materiais perigosos não possui nenhuma norma de segurança, o que coloca em risco o trabalho e a vida dos profissionais. Por isso, os eletricistas saem ganhando por possuir a NR10 e ter um treinamento fácil, prático e útil para sua vida profissional.

Em conclusão, o eletricista profissional precisa ter um treinamento de segurança prévio para que possa realizar seu trabalho em segurança e sem nenhuma interferência. E é isso que a NR oferece com toda a praticidade e facilidade de um curso prático e útil, que agrega não somente no currículo do trabalhador, mas também em sua vida, uma vez que esse conhecimento é vital no meio profissional.

Com o treinamento da NR10, o eletricista já pula uma fase dos pré-requisitos de qualquer emprego sério, principalmente considerando grandes empresas e empreendimentos. Com o pleno conhecimento das normas e das medidas de segurança, a contratação de empresas se torna muito mais prática, e é de maior interesse do contratador que seu funcionário já tenha em seu currículo a formação na NR.

Você pode garantir muitas oportunidades no mercado de trabalho ao ser um eletricista completo e com conhecimentos da NR10. Para te ajudar nessa jornada, a Intensiva disponibilizou dois cursos com certificados válidos em todo o Brasil. Confira!

2 comentários em “Entenda porque um eletricista precisa de curso de NR10”

Comentários encerrados.