Manipulação de Alimentos: dicas de boas práticas

Boa prática é garantir uma correta higienização tanto do manipulador quanto dos alimentos. Todo esse processo é importante para o cuidado com a saúde daqueles que irão consumir, além de seguir com o que é exigido pelas determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O que é a Manipulação de Alimentos? 

É o manuseio dos alimentos, como: cortar, fatiar, cozinhar e empratar. Não é tão simples quanto parece, existem vários cuidados que devem ser tomados na preparação dos alimentos, desde a higiene do local até como o manipulador deve trabalhar, seguindo todas as exigências da Anvisa e zelando pelo bem-estar do consumidor.

Como deve ser o local de higienização?

Não é apenas o local de higienização dos alimentos que precisam estar limpos, como pia, pratos, talheres ou tábuas. A Anvisa considera como o local de higienização toda a estrutura do ambiente que os alimentos são preparados. 

Por isso, pisos, tetos e paredes devem estar conservados, sem infiltrações, mofos e entradas que possam deixar livre a passagem de insetos. O recomendado é que, nas janelas ou aberturas que tenham contato com outros espaços, sejam utilizadas telas, para impedir qualquer situação. 

No ambiente, é preciso ter apenas os objetos que serão utilizados para o processo de manipulação, evitando o acúmulo de materiais desnecessários.

Cuidados com os alimentos  

O cuidado com os alimentos começa no momento da compra, é necessário conhecer os seus fornecedores e saber a procedência deles. Analisar o transporte: se é o adequado; as embalagens: se não tem algum furo ou está amassada; o próprio alimento, como frutas e verduras: se não estão no estado de apodrecimento. 

É preciso estar sempre atento ao prazo de validade do que vai ser comprado para o estabelecimento e também ter outros cuidados como: 

  • Limpar todas as embalagens antes de guardar;
  • Identificar produtos que foram retirados da embalagem original com nome e prazo de validade; 
  • Deixar os alimentos na temperatura adequada.

Descarte correto dos alimentos

O descarte dos alimentos que sobram deve ser feito de forma que não fique perto dos alimentos que serão usados para o consumo. Outra coisa importante também é que a caixa de gordura e esgoto devem estar distantes do local de manipulação dos alimentos. 

Cuidados que o manipulador de alimentos precisa ter

O manipulador de alimentos é quem participa da preparação da comida, lavando, cortando e cozinhando. E para realizar esse processo, é necessário seguir as recomendações exigidas pela Anvisa, que são:

  • Mantenha-se limpo: parece ser óbvio, mas a higiene pessoal é a primeira coisa que deve ser feita quando se trata da preparação de alimentos. 
  • Cubra os cabelos: isso vale para qualquer tipo de cabelo, até o curto. É indispensável o uso de touca ou rede para cobrir a cabeça. Outro ponto importante é que quem trabalha como manipulador de alimentos não deve usar nenhum tipo de barba, para evitar que caia nos alimentos. 
  • Roupas: o correto é ter uma roupa específica para ser usada durante a manipulação. Deve ser trocada diariamente, estar sempre limpa e ser usada apenas no local de manipulação dos alimentos. E não pode estar usando nenhum tipo de acessório pessoal durante a preparação dos pratos. 

Para trabalhar como manipulador de alimentos é necessário ser um profissional capacitado, assim, os clientes estarão seguros com a qualidade e higienização do que irão consumir. Então, que tal começar o curso de Manipulador de Alimentos? Clique aqui e comece agora mesmo um curso com certificado e método simples de aprendizagem.