Porque é preciso aprender sobre boas práticas de manipulação de alimentos

Saber manipular os alimentos de forma correta vai muito além de conseguir alvará para abrir a própria empresa, é questão de saúde, higiene e cuidado com o seu cliente. Tudo o que você faz reflete no outro, e um descuido pode ser desastroso. Por isso, é tão importante e necessário aprender sobre essas boas práticas.

Antes de tudo, o seu cliente confia em você. Se ele te procurou, é porque ele quer provar do tempero do seu produto. Já pensou se, pela sua manipulação no preparo ou armazenamento inadequados, ele tem como resultado uma intoxicação alimentar no lugar de prazer e alegria que a comida proporcionaria?

Isso é muito sério. Já ouviu falar nas DTAs – Doenças Transmitidas por Alimentação? É por isso que você precisa proporcionar segurança. As DTAs são uma ameaça para a saúde pública, comércio e economia, e você não quer ser o responsável por disseminá-las, não é?

As boas práticas na manipulação de alimentos vêm para mostrar o caminho correto, sendo assim, elas devem ser implantadas em qualquer negócio do setor. É preciso se preocupar com a temperatura das câmaras, com a validade do estoque, com a armazenagem de secos e molhados, com higiene pessoal, das superfícies e dos utensílios e com o treinamento de funcionários.

Aliás, o treinamento de funcionários deve ser um item essencial. Não basta apenas ter o curso para abrir o restaurante ou lanchonete que você terá. Cada colaborador que manipula alimentos deve saber de cor e salteado todas as regras. Roupas sempre limpas, correta lavagem das mãos, sem acessórios, cabelos presos e com touca, não falar ou comer no mesmo local de manipulação, entre outras.

Pode parecer óbvio, mas acredite ou não, é fundamental ensiná-los, lembrá-los e fiscalizá-los constantemente. Isso porque cada detalhe vai refletir diretamente na qualidade para o seu consumidor. Tente se colocar na posição de cliente: gostaria de ver algo indesejado em seu prato? Ou sabor duvidoso por ter usado produto vencido? Jamais! Não tente ignorar uma regra para encurtar o caminho. Lembre-se: relação de confiança sempre. Isso vai te levar mais longe em seu negócio, conquistar novos clientes e manter aqueles que são fiéis.

E olha, não é à toa que existem diversas leis que regem as boas práticas de manipulação de alimentos no Brasil, como a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Clique aqui para ter acesso à resolução nº 216, de 15 de setembro de 2004.

Inclusive, isso é citado no Código Brasileiro de Defesa do Consumidor: “Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores”. O proprietário do estabelecimento pode até ser multado e sofrer judicialmente por isso. Está na lei, mas está ainda mais na sua consciência de contribuir para o bem-estar dos clientes, proporcionando refeições confiáveis.

Está convencido de que você precisa mais do que nunca aprender as boas práticas de manipulação de alimentos?

Curso Sugerido