As 4 grandezas elétricas básicas: Entenda o que e quais são

A eletricidade está presente em quase todos os momentos da nossa rotina: na iluminação de um ambiente, nos eletrodomésticos e até no computador ou aparelho móvel que você está utilizando para acessar este artigo. Mas você conhece os conceitos básicos desta área fundamental no nosso dia a dia? Continue a leitura para conhecer o que e quais são as grandezas elétricas básicas.

Grandezas elétricas básicas

As grandes que estão sempre presentes em qualquer circuito e são fundamentais em eletricidade envolvem a tensão elétrica, corrente elétrica, potência elétrica e a resistência elétrica.

No Sistema Internacional (SI), as unidades de medidas para essas grandezas são definidas da seguinte forma:

  • Tensão = Volts (V)
  • Corrente = Ampere (A)
  • Potência = Watt (W)
  • Resistência = Ohm (Ω)

O que é corrente elétrica?

A matéria é constituída por átomos e estes são constituídos por elétrons, prótons, nêutrons e outros, e qualquer corpo em seu estado normal tem um número igual de elétrons e prótons. Dessa forma, os elétrons e prótons são cargas elétricas que se repelem ou atraem de acordo com cargas iguais ou diferentes.

Sendo assim, a corrente elétrica é um fluxo de cargas elétricas que se movem de forma ordenada, pois, com a diferença de potencial (DDP) estabelecida entre as pontas do condutor, os elétrons livres são estimulados e se movem pelo condutor, resultando na corrente elétrica. 

Basicamente, é graças à corrente elétrica que qualquer aparelho elétrico ou eletrônico funciona.

O que é potência elétrica?

A potência elétrica pode ser visualizada como a velocidade em que o equipamento converte a energia elétrica em trabalho. Por exemplo, no caso dos chuveiros, a energia elétrica é transformada em energia térmica e, nas lâmpadas, a energia é transformada em luz. De forma que, quanto mais energia for transformada em um menor intervalo de tempo, maior será a potência do aparelho.

O que é tensão elétrica?

A tensão elétrica ocorre quando, entre dois corpos ou dois pontos, existe uma diferença de quantidade de cargas, ou seja, uma diferença de potencial.

A diferença do potencial elétrico é responsável por colocar as cargas elétricas livres em movimento ordenado no meio condutor e, então, por criar uma corrente elétrica. Além disso, a diferença de potencial pode representar uma perda de energia ou armazenamento, sendo uma queda de tensão.

A tensão elétrica pode ser dividida da seguinte forma:

  • Tensão contínua

Não muda de polaridade no período da corrente elétrica. Um exemplo é a pilha, que possui sempre a mesma polaridade no decorrer do tempo.

  • Tensão alternada

Neste caso, a tensão vai ser alternada de acordo com a frequência. Por exemplo, a tomada tem a frequência normal de 60Hz, isso quer dizer que a polaridade desta tensão vai alternar 60 vezes por segundo.

O que é resistência elétrica?

Como o nome sugere, resistência elétrica consiste em algum corpo que se opõe à passagem da corrente elétrica. Essa resistência pode variar em largura, comprimento, condições ambientes e até mesmo de acordo com a natureza do material condutor.

Fórmulas básicas

Para encontrar as grandezas elétricas básicas, confira estas fórmulas:

P = V * I

Potência é igual a tensão multiplicada pela corrente. 

V = R * I

Tensão é igual a resistência multiplicada pela corrente.

Com estas duas fórmulas, é possível manipular as variáveis e chegar a outras fórmulas. Por exemplo, tensão igual a potência dividida pela corrente (V = P / I).

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!

Aprenda mais sobre Elétrica com o nosso Curso Online:

1 comentário em “As 4 grandezas elétricas básicas: Entenda o que e quais são”

Deixe um comentário