As 4 grandezas elétricas básicas: os primeiros passos para entender mais sobre eletricidade

Grandezas elétricas símbolos

Neste conteúdo você vai aprender os principais conceitos que definem as grandezas elétricas básicas. Confira o que a Intensiva Cursos preparou para você!

A eletricidade está presente em quase todos os momentos da nossa rotina: na iluminação de um ambiente, nos eletrodomésticos e até no computador ou aparelho móvel que você está utilizando para acessar este artigo. 

Mas você conhece os conceitos básicos desta área fundamental no nosso dia a dia? Continue a leitura para conhecer quais são as grandezas elétricas básicas.

O que é a grandeza elétrica?

A grandeza elétrica se refere a uma propriedade mensurável associada a fenômenos elétricos. 

Na física, a palavra grandeza é usada para definir alguns termos científicos que podem ser medidos como velocidade, aceleração e força, por exemplo. 

No contexto da eletricidade, existem várias grandezas elétricas importantes que descrevem diferentes aspectos desse fenômeno, como a potência, a corrente, a resistência e a tensão elétrica.

Essas quatro grandezas são indissociáveis ao tratar de eletricidade.

O objetivo das grandezas elétricas é oferecer informações baseadas em números de forma padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Como funciona?

As grandezas elétricas funcionam de forma a possibilitar as observações dos fenômenos estudados e a posterior utilização desses conceitos.

Elas possuem uma ampla gama de aplicações e são essenciais para entender, projetar, operar e controlar sistemas elétricos e eletrônicos. 

O que é corrente elétrica?

A matéria é constituída por átomos e estes são constituídos por elétrons, prótons, nêutrons e outros. Qualquer corpo em seu estado normal tem um número igual de elétrons e prótons. 

Dessa forma, os elétrons e prótons são cargas elétricas que se repelem ou atraem de acordo com cargas iguais ou diferentes.

Sendo assim, a corrente elétrica é um fluxo de cargas elétricas que se movem de forma ordenada, pois, com a diferença de potencial (DDP) estabelecida entre as pontas do condutor, os elétrons livres são estimulados e se movem pelo condutor, resultando na corrente elétrica. 

Basicamente, é graças à corrente elétrica que qualquer aparelho elétrico ou eletrônico funciona.

Qual a relação da corrente elétrica com as grandezas elétricas? 

Como vimos, a corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, ou seja, o fluxo dos elétrons em um meio.

Ela descreve a quantidade de carga que passa por uma seção do condutor por unidade de tempo. Essa corrente é causada pela diferença de potencial elétrico entre dois pontos. 

Isso é um conceito básico de eletricidade e é o que coloca os aparelhos eletrônicos em funcionamento.

A corrente elétrica está dentro do conceito de grandezas elétricas e essa é a principal relação entre os dois conceitos.

Leia também: Tudo sobre a NR-10: Guia completo para segurança em instalações elétricas

Grandezas elétricas básicas

Grandezas elétricas e suas unidades de medida

As grandezas que estão sempre presentes em qualquer circuito e são fundamentais em eletricidade envolvem a tensão elétrica, corrente elétrica, potência elétrica e a resistência elétrica.

No Sistema Internacional (SI), as unidades de medidas para essas grandezas são definidas da seguinte forma:

  • Tensão = Volts (V)
  • Corrente = Ampere (A)
  • Potência = Watt (W)
  • Resistência = Ohm (Ω)

O que é potência elétrica?

A potência elétrica pode ser visualizada como a velocidade em que o equipamento converte a energia elétrica em trabalho.

Por exemplo, no caso dos chuveiros, a energia elétrica é transformada em energia térmica e, nas lâmpadas, a energia é transformada em luz. 

Quanto mais energia for transformada em um menor intervalo de tempo, maior será a potência do aparelho.

O que é tensão elétrica?

A tensão elétrica ocorre quando, entre dois corpos ou dois pontos, existe uma diferença de quantidade de cargas, ou seja, uma diferença de potencial.

A diferença do potencial elétrico é responsável por colocar as cargas elétricas livres em movimento ordenado no meio condutor e, então, por criar uma corrente elétrica. 

Além disso, a diferença de potencial pode representar uma perda de energia ou armazenamento, sendo uma queda de tensão.

A tensão elétrica pode ser dividida da seguinte forma:

  • Tensão contínua

Não muda de polaridade no período da corrente elétrica. Um exemplo é a pilha, que possui sempre a mesma polaridade no decorrer do tempo.

  • Tensão alternada

Neste caso, a tensão vai ser alternada de acordo com a frequência. Por exemplo, a tomada tem a frequência normal de 60Hz, isso quer dizer que a polaridade desta tensão vai alternar 60 vezes por segundo.

O que é resistência elétrica?

Como o nome sugere, resistência elétrica consiste em algum corpo que se opõe à passagem da corrente elétrica. 

Essa resistência pode variar em largura, comprimento, condições ambientes e até mesmo de acordo com a natureza do material condutor.

Quais as unidades de medida das grandezas elétricas?

Grandeza corrente elétrica

Tensão = Volts (V)

A tensão é uma grandeza elétrica medida em Volts (V). 

O nome é referência ao físico Alessandro Volta, um físico e químico que desenvolveu a pilha voltaica ou pilha galvânica.

Eles medem a diferença de potencial elétrico, ou tensão elétrica. Dessa forma, podemos dizer que uma pilha de 1,5 V tem uma tensão elétrica de 1,5 V, por exemplo. 

Corrente = Ampere (A)

O Ampere nada mais é do que a unidade de medida da corrente elétrica dentro do Sistema Internacional de Unidades. Ela é uma unidade fundamental no SI.

Seu nome deriva de um importante físico francês, o André-Marie Ampère, que teve contribuições muito relevantes no que conhecemos por corrente elétrica.

Um Ampere equivale a um Coulomb por segundo.

Potência = Watt (W)

O Watt é uma unidade de medida do Sistema Internacional de Unidades que serve para quantificar a energia transferida por segundo.

Basicamente, ele se refere ao gasto elétrico que um aparelho deve ter para realizar as suas funções.

O nome da unidade de medida veio de James Watt, um engenheiro escocês que criou a máquina a vapor. 

O Watt equivale a um Joule (J) por segundo.

Resistência = Ohm (Ω)

O Ohm (Ω) é uma unidade de medida que mede a resistência elétrica. O nome é uma homenagem a Georg Simon Ohm, que formulou a 1 e a 2ª  Lei de Ohm.

O cálculo da resistência – assim como de tensão e corrente elétrica – é feito por meio dessas leis que só podem ser aplicadas a resistências ôhmicas, isto é, corpos que possuam resistências com módulos constantes.

Leia também: NR 10 SEP: O papel da segurança elétrica na prevenção de acidentes de trabalho

Fórmulas básicas de grandezas elétricas

Para encontrar as grandezas elétricas básicas, confira estas fórmulas:

P = V * I

Potência é igual a tensão multiplicada pela corrente. 

V = R * I

Tensão é igual a resistência multiplicada pela corrente.

Com estas duas fórmulas, é possível manipular as variáveis e chegar a outras fórmulas. Por exemplo, tensão igual a potência dividida pela corrente (V = P / I).

Afinal, vale a pena fazer um curso de eletricista para me especializar? 

Sim! Um eletricista pode trabalhar em três grandes áreas que oferecem inúmeros postos e oportunidades de trabalho: residências, prédios e indústrias.

O trabalho ainda pode ir além, como por exemplo, eletricista naval ou de automóveis, que são especializações ainda mais afuniladas para quem quer se destacar na área.

A oportunidade de trabalho é bastante interessante para quem já se interessa pelo ramo elétrico, pois há um grande mercado consumidor.

Iniciar na área também é uma boa alternativa para quem não quer investir muito dinheiro na carreira logo de início.

O profissional vai precisar investir em um curso na área e, se for trabalhar de forma autônoma, em ferramentas e equipamentos de proteção.

Um ponto importante é que a profissão exige um bom curso de especialização. Isso não apenas aumenta sua compreensão técnica, mas também o torna mais qualificado para lidar com desafios complexos e enfrentar a concorrência.

Leia também: Como Aprender uma Nova Profissão: Passos para o Sucesso

Onde fazer um curso de eletricista confiável e respeitado no mercado?

O curso de eletricista da Intensiva é composto por ótimos profissionais que vão ensinar as técnicas do zero ao avançado para você se tornar um eletricista profissional respeitado no mercado.

São 80 horas de curso de forma totalmente online e didática, unindo a praticidade à eficiência.

O curso possui certificado, que é recebido por e-mail após a conclusão das aulas.

Dentre os assuntos abordados, estão:

  • circuitos e grandezas elétricas;
  • principais ferramentas;
  • crimpagem de terminais;
  • tudo sobre interruptores e disjuntores;
  • dispositivos de proteção;
  • testes práticos, cálculos e teorias; dentre muitos outros assuntos.

Confira mais informações sobre o curso de eletricista com certificado da Intensiva e comece a aproveitar as oportunidades da área!

Conclusão

As grandezas elétricas formam o alicerce do nosso mundo moderno, impulsionando sistemas de energia, dispositivos eletrônicos, comunicações e quase tudo o que temos contato no mundo atual. 

Desde a simples operação de dispositivos eletrônicos até a gestão de sistemas complexos de energia, a tensão, corrente, resistência e potência são conhecimentos básicos para os profissionais que trabalham com eletricidade.

As grandezas elétricas fornecem uma linguagem universal que nos permite quantificar, analisar e controlar os processos elétricos. 

Ao compreendê-las, os profissionais podem criar, inovar e solucionar desafios de forma mais eficaz, promovendo uma boa forma de sustento na área.

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!

Aprenda mais sobre Elétrica com o nosso Curso Online:

2 comentários em “As 4 grandezas elétricas básicas: os primeiros passos para entender mais sobre eletricidade”

Comentários encerrados.